28 de setembro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Uma semana nos jornais

1. José Fragoso concedeu ao Correio da Manhã uma das entrevistas mais equilibradas dadas nos últimos anos por um director de programas da RTP. Se por estes meses se tem discutido com tanta avidez a privatização da estação, não é apenas porque Passos Coelho decidiu reintroduzir o liberalismo na agenda política: é também porque o clima na empresa o permite. Administração, direcções e trabalhadores - está tudo em paz. Ainda por cima, os números são bons. Se não fossem os desmandos do obsoleto Conselho de Opinião, era uma pasmaceira.

2. Ao DN, Júlia Pinheiro explica assim o facto de ter escondido durante tanto tempo a sua própria escolha para apresentadora de Casa dos Segredos: "Porque me apeteceu. Porque é giro." Depois, e quando questionada sobre o que poderão os telespectadores esperar do novo programa da TVI, herdeiro de Big Brother, dispara: "Confusão." Mais à frente, e prevendo a sua própria prestação, adianta: "Estarei como sempre, divertida, irónica, bem-disposta. Quando for preciso dar colo, dou colo. Quando for preciso meter na ordem, meto na ordem." Preparemo-nos: vêm aí tempos muito sombrios.

3. Uma das notícias mais importantes da semana quase nem mereceu destaque nos jornais portugueses. O YouTube ganhou um processo judicial contra a cadeia de televisão espanhola Telecinco, que contestava a republicação de registos audiovisuais seus. Considerou um tribunal madrileno que é "materialmente impossível controlar a totalidade das vídeos que são postos à disposição dos utentes [YouTube], porque existem mais de 500 milhões". Ou seja: é impossível fiscalizar o YouTube, pelo que o melhor é nem tentá-lo. Uma revolução.


Nenhum comentário: