21 de setembro de 2010

Falar Televisão

"Laços" que perduram
Os "Laços" que a SIC quer criar com os portugueses, nas suas noites de horário nobre, têm tudo para dar certo. No entanto, os primeiros números, considerados aceitáveis, teimam em descolar do ponto de partida.
O enredo de "Laços de Sangue" parece-me forte. A história de uma menina que foi encontrada no meio de uma floresta, sendo encontrada e "adoptada" por uma família desamparada, o desespero de uma mãe em perder o seu marido e criança, após uma estúpida discussão entre duas irmãs. Estes são apenas dois dos acontecimentos que marcaram o primeiro episódio da nova novela da SIC.
Com o desenrolar da trama, posso afirmar que muito me agrada o ambiente do mercado da Ribeira, local a partir do qual são gravadas as cenas com Dânia Neto, Débora Ghira e Margarida Carpinteiro. Por outro lado, o papel desempenhado por João Ricardo está, de todo, bem representador e caracterizado.
Destaco igualmente a força de uma mulher em colocar-se à frente de uma fábrica, depois de ter percebido que a sua vida e emprego estariam em risco. O desemprego é um dos medos e problemas dos portugueses. Logo, criar uma história dentro de uma novela que o envolva, apenas a torna mais realista.
Refiro igualmente a traição dentro de uma relação, e a falta de amor de um neto para com o seu avô. Laços de Sangue é uma novela rica. Não tenho dúvidas disso.
Se a vou acompanhar até ao fim? Não sei. Não sou fã de novelas e, por isso, há algum tempo que não acompanho uma a sério. No entanto, Laços de Sangue despertou-me interesse. As imagens, os personagens, o enredo, são de tal modo fortes que me fazem esperar pelas dez horas da noite, de segunda a sexta-feira, por um novo episódio.
Todavia, este interesse depressa se pode esgotar. A qualidade de uma produção deste género nem sempre se mantém ao longo de toda a trama. Logo, é difícil prever se vou ou não continuar a ver esta novela. O que posso afirmar é que a co-produção entre a SP, a Globo e SIC muito me tem agrado, e captado a atenção.
Por fim, e pelo lado negativo, tenho de destacar a mau trabalho de Diana Chaves. A sua prestação difere de todo o desempenho dos restantes actores. Até Joana Santos, cuja carreira profissional é bem menor, se tem demonstrado mais à altura que a estrela de Carnaxide. Por vezes, a culpa poderia ser atribuída ao seu papel. No entanto, não é este o caso. Diana Chaves não tem mesmo estofo para actriz. É apenas uma cara bonita, que apenas vem dar menos brilho a estes Laços de Sangue. É pena. Quem perde é a novela...

Nenhum comentário: