1 de julho de 2010

Para lá das 24

Boa noite. Bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 do mês!

Como tudo tem um fim, na passada terça-feira o sonho português ficou mais uma vez adiado com o afastamento da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo que está ainda a decorrer na África do Sul.

Desde há várias semanas que a RTP e a SIC se aproveitaram desta competição através da transmissão de algumas partidas. Mas se por um lado, com a derrota de ontem, a RTP ficou com razões para mostrar alguma tristeza a SIC pôde finalmente pensar em reerguer-se depois de um mês de Junho bastante negro, onde o Mundial esteve por lá mas da pior forma.

Sabia-se, à partida, que este Campeonato na África do Sul iria "funcionar" de uma melhor forma na televisão pública, já que a RTP era quem detinha os direitos de transmissão dos jogos mais aliciantes (incluindo os portugueses) e a sua cobertura informativa era um dado adquirido de fidelização de espectadores e de liderança, numa espécie de 'hábito' entre a informação do canal do estado e o público português.

Mas ninguém antevia que todo este frenesim criado à volta da selecção nacional fosse tão bem sucedido na RTP e tão mal sucedido na SIC. A verdade, é que os especiais Força Portugal na estação pública obtiveram até agora bons resultados e os jogos transmitidos no canal 1 foram, tambem eles, fonte de sucesso. Na SIC (e no meio de um contexto propriamente mau), grande parte dos jogos da fase de grupos não resultaram e a concorrência com a transmissão dos jogos da selecção nacional foi, obviamente, uma autêntica humilhação para Carnaxide.

Agora, com o fim da participação lusa, a equipa de Nuno Santos já pode levantar mais um pouco a cabeça face a uma RTP mais fraca e sem folclore português como prato do dia. E a TVI, essa continua a seguir inteligentemente o seu caminho, sem grandes ameaças na liderança do mês que agora termina.

Nenhum comentário: