19 de junho de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma Audimetria Semanal.

Resumo Semanal

O Mundial às 19:00 tem repercussões na concorrência. Por exemplo, na segunda-feira, não foi transmitida nenhuma partida a essa hora, e portanto, Espírito Indomável chegou aos 16,3% de rating e 42,8% de share. Terça-feira, com o Brasil-Coreia do Norte no referido horário, a novela já desceu aos 13,4% de audiência média e 35,5% de share. Na quarta-feira, e sem jogos às 19:00, a novela subiu aos 13,9% de rating. Quinta-feira, com jogo na RTP1 a essa hora, Espírito Indomável passou para os 13% de audiência média. Portanto, em termos de consequências do Mundial para com o horário nobre da TVI, as únicas evidências estão relacionadas com os jogos às 19:00.
Nos restantes horários, as consequências prendem-se com a diminuição de shares dos talk-shows da tarde, quando existem jogos entre os 12:30 e as 17:00.

Estrela em Ascenção


O resultado não foi o melhor mas o primeiro jogo de Portugal obteve uns estrondosos 68,2% de share. Esperava um rating maior do que aquele que foi obtido (13,1%), mas foi compreensível pela hora em que a partida foi emitida. Por outro lado, o dia de trabalho dos portugueses não acaba às 15:00, tendo estes ou ouvido o relato na rádio, ou juntado-se em frente a uma televisão no local de trabalho. O que achei curioso foi o facto de o jogo entre o Brasil e a Coreia do Norte ter sido o programa mais visto da última terça-feira. 15,1% de audiência média e 45,1% de share. Significa isto que, mesmo que Portugal não tenha um percurso duradouro neste Mundial, a RTP1 vai continuar a lucrar com o campeonato do mundo. Afinal o nosso país é composto com pessoas de diferentes nacionalidades, de diferentes origens..

O pior da semana

Lado B - Herman 2010 não vence, mas consegue os 20 pontos que são necessários para se afirmar face à concorrência. Pelo contrário o Lado B, de Bruno Nogueira, não obtém valores que proporcionem à RTP1 confiança para apostar na segunda temporada do talk-show dos domingos à noite. Há cerca de uma semana, os resultados foram os seguintes: 3,9% de rating e 12,9% de share. Tal como costumo questionar, pergunto à direcção de programas do primeiro canal qual o plano B para o Lado B. Será que têm algum?

O Melhor de cada canal

RTP1 - Força Portugal - O programa diário de apoio à selecção nacional está a dar frutos à estação pública. Com algumas vitórias sobre Você na TV!, e com resultados que se podem apelidar de competitivos, a RTP1 acertou em cheio em colocar a Praça da Alegria de férias. As diferenças não são muitas em termos de conteúdos, mas o facto de se colocar Portugal no nome do programa, e de ao longo do mesmo se realizarem várias ligações ao exterior, fazem com que Força Portugal ganhe vida!

SIC - A reposição de Aqui Não Há Quem Viva não está a obter os ratings de Perfeito Coração, mas tem ajudado a SIC na média de share diária. Na minha opinião, penso que foi uma excelente aposta da estação de Carnaxide, uma vez que diversifica a sua grelha. Não sei se os resultados da próxima semana de Aqui Não Há Quem Viva vão ser parecidos com os da que passou, mas estou confiante em valores consistentes. Se conseguir uma média de 23% de share, já não é mau.

TVI - Sentimentos - Após o término de Viver a Vida, a última novela da noite da TVI ganhou fulgor. Com uma Passione mais fraca, e nos últimos episódios, Sentimentos obteve nesta sexta-feira 7,4% de rating e 40,3% de share. Já a novela da estação de Carnaxide ficou-se pelos 20 pontos. Ambas começaram à meia-noite, mas os resultados, tal como é perceptível, não foram os mesmos.
Tozé Martinho e André Cerqueira devem estar contentes em verificar que Sentimentos está a dar finalmente sentimento às noites da estação de Queluz de Baixo.

Expectativas

Telejornal e Mundial na RTP1, novelas na TVI, Mundial, Jornal da Noite e Diário do Mundial na SIC. Eis os pontos fortes de cada canal nesta semana que se avizinha. As vitórias serão repartidas pela RTP1 e TVI.

Até para a semana!

4 comentários:

TVI Blog disse...

Diogo, essas comparações com os Jogos do Mundial com as novelas e com os talk shows, não tem muito a ver, pelo menos para mim.

"Nos restantes horários, as consequências prendem-se com a diminuição de shares dos talk-shows da tarde, quando existem jogos entre os 12:30 e as 17:00."

O Você na TV subiu o share e a audiência média, estando dois dias seguidos acima dos 300 mil espectadores.Coisa que já não acontecia há mais de duas semanas.

O Jornal da Uma subiu e de que maneira, ameçando por pouco a liderança do Jornal da Tarde da RTP1, subir de 5, quase aos 7 pontos de rating. É Obra e graças ao Mundial na concorrência.

As Tardes da Júlia, essas continuam acima dos 300 mil espectadores, e com uma média de 30% share esta semana, descendo apenas na Quinta e na Sexta. Mantém-se imparável na liderança e não é preciso o Mundial na SIC/RTP.

Não vejo grande Influência dos Jogos nos shares dos programas, a não ser no Jornal da Uma que foi o único que beneficiou.
Em relação ao Espírito Indomável, essa sempre foi a média da novela e os resultados oscilantes que a mesma de vez em quando tem.

DS disse...

Rodolfo, quando refiro essa frase, não me refiro só à TVI, mas igualmente à SIC.
Você na TV liderou apenas num dia. Companhia das Manhãs não aparece no top 10 dos programas mais vistos do dia nem uma vez. Justifico tal facto pelo Força Portugal, da RTP1.
As Tardes da Júlia na terça feira desceram aos 14,1% de share. Vida Nova, nem vê-lo.
Quanto aos Jornais, não fiz a comparação.
No que toca a Espiríto Indomável, verifiquei que em cada dia que havia jogo de futebol às 19:00, o rating da novela descia. Se existe inflência ou não com o Mundial? Aparentemente sim. Veremos esta semana..

Cumprimentos

Jorge Ferreira disse...

Porque é que eu sempre que venho a este blog, vejo que vocês criticam a qualidade de um programa pelo número de audiência que têm. Não sei se vocês sabem, mas a RTP1 é serviço público. Não tem de se preocupar com audiências, porque não tem na televisão um modelo de negócio. Mania destes pseudo-críticos televisivos! Lado B é um programa único e de enorme criatividade. O plano B para o Lado B é o Lado B. O programa continua no ar, porque o que se pretende no serviço público é criatividade e não o númerozinho de telespectadores que assistiu ao programa. Por isso é que a RTP1 passa a milhas na qualidade de programação, a SIC e a TVI (e nem falo da RTP2, porque acho que não deve ser metido no mesmo saco). E já agora, a RTP1 é um sistema de televisão (network) e não estação.

Fiquem Bem.

DS disse...

Boa tarde. A RTP é serviço público, é verdade. Mas como é normal precisa que os seus programas sejam vistos. Caso contrário os anunciantes não apostam no primeiro canal.
Os número também interessam à estação do Estado, nem que sejam num segundo plano. Por algum motivo, se voltou a apostar no Preço Certo, depois do Em Família não ter dado resultado. Uma vez que as audiências deste concurso eram inferiores, voltou-se a apostar em Preço Certo. Iguais a este exemplo, existem tantos outros.
Daí de, também neste blog, se falar em audiências da estação pública.