18 de agosto de 2009

Um ano amargo para a estações de televisão norte-americanas

Um ano amargo para as estaçõesde televisão norte-americanas

22% foi quanto caíram os lucros das principais estações de televisão americanas na venda de tempo para anúncios publicitários

Com a rentrée televisiva prestes a começar já em Setembro, as grandes estações de televisão dos Estados Unidos registam uma quebra muito acentuada nas receitas relativas à venda do seu tempo para anúncios publicitários. A temporada 2009/2010 está já a ser denominada de " a mais amarga dos últimos anos" pelas revistas ameri- canas da especialidade.

Os lucros obtidos por estações como a FOX, a ABC, a CBS, ou NBC na venda de tempo televisivo aos anunciantes diminuíram cerca de 22% relativamente ao ano anterior.

Segundo a revista Newsweek dois factores contribuíram para este declínio: por um lado, o impacto já esperado que a crise económica e financeira está a ter no mercado publicitário. Por outro, o facto de as estações televisivas terem retido uma parte significativa do tempo de que dispõem para publicidade, na expectativa da chegada de melhores dias para voltar a negociar. Os tempos televisivos que, para já, ficaram fora do mercado são sobretudo os relativos ao prime-time, precisamente aqueles susceptíveis de vir a gerar mais lucros.

A desestabilização que a crise provocou nas relações entre estações de televisão e anunciantes levou a que cada unidade de tempo televisivo fosse negociada por um valor muito mais baixo do que o habitual. Apesar do secretismo que tem envolvido estas negociações, fala-se numa diminuição dos preços da unidade de tempo televisivo entre 1% e 7% em relação à temporada anterior, 2008/2009.

Apesar do panorama sombrio, algumas estações de televisão estão confiantes em que, no primeiro semestre do próximo ano, a situação venha a melhorar devido, sobretudo, ao aumento da publicidade da indústria farmacêutica, das cadeias de fast food e das telecomunicações.

O director da CBS já veio lembrar que um início difícil não é uma fatalidade e que, por vezes, basta entrar um grande anunciante para salvar toda a temporada.

Fonte: Diário de Notícias

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