2 de julho de 2009

A Personalidade


Eunice Muñoz


Considerada por muitos como a melhor actriz portuguesa de sempre, começou a encarar o público com apenas cinco anos, na pequena companhia teatral da sua família. Não muito depois, aos treze, inicia-se na Companhia Rey Colaço/ Robles Monteiro, com a peça Vendaval, de Virgínia Vitorino.

Termina o curso do Conservatório Nacional de Teatro com média final de 18 valores e, algum tempo depois, chega a interromper a profissão para trabalhar numa loja de cortiça.
Após o regresso, já em 1965, na Companhia Portuguesa de Comediantes, de Raul Solnado, torna-se a actriz dramática mais bem paga até então.
De entre as mais de 60 peças que interpretou, seleccionamos, como exemplo, Mãe Coragem e os Seus Filhos, de Bertholt Brecht, As Criadas, de Jean Genet, A Casa do Lago, de Ernest Thompson, ou Miss Daisy, de Alfred Uhry. Nesta última, em 2006, actuou pela primeira vez na casa a que deu nome, o Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.
Teve inúmeras participações em televisão e cinema, foi condecorada pelo Presidente da República, Mário Soares, e é, como ser humano, reconhecida por todos os que com ela colaboraram. Em 2006, foi apontada no livro 30 Mulheres+ (Ed. Edeline) como a mais talentosa mulher portuguesa.

PS - Se ainda vir símbolos em vez do texto avise por favor.

Vídeos - Entrevista à SIC


2 comentários:

Miguel disse...

Bem esses simbolos...lol

DS disse...

quais símbolos? Não percebi.