11 de outubro de 2009

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana. Depois de Júlia Pinheiro, Marco Horácio e Diana Chaves, a SIC está em destaque neste espaço de opinião.


Na semana em que comemorou 17 anos, a estação de Carnaxide brilhou. Para além de ter recuperado o segundo lugar, a sua nova novela da noite tem feito bons resultados.
No melhor dia da semana, "Viver a Vida", chegou aos 28,2% de share.
Por outro lado, o Jornal da Noite venceu durante vários dias os noticiários da concorrência, tendo em três deles subido ao terceiro lugar do top5.
É ainda de destacar a estreia de "Ídolos". Com mais de 35% de share, o programa de talentos da SIC venceu "Uma Canção para Ti", e foi o programa mais visto de domingo.
Quanto ao quarteto humorístico da estação de Carnaxide, continuou a esmiuçar, e bem! Apesar de já não atingir os valores das primeiras emissões, "Gato Fedorento: Esmiúça os Sufrágios", alcançou bons resultados.
De referir ainda os últimos episódios de "Caminho das Índias". A novela da Globo atingiu shares na ordem dos 35% a 38%, tendo no último capítulo sido o sexto programa mais visto do dia.
Ontem o programa "Alta Definição" seguiu o mesmo caminho. Por outras palavras, atingiu 8,2% de rating e 35,1% de share, e por um triz não entrou no top5.
A SIC teve uma boa semana, e se continua assim tem a oportunidade de ficar em segundo lugar no mês de Outubro. Será que consegue?
Uma coisa é certa. Nuno Santos terá de batalhar!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Quer isto dizer que são 20:00 horas e os resultados das autárquicas estão a ser divulgados. Daqui a uma hora não perca o Protagonista.

Os políticos e a televisão

A natureza do discurso político raramente corresponde à realidade dos critérios jornalísticos. Os candidatos a cargos públicos reivindicam sempre dos órgãos de comunicação social atenção total. No que toca a televisão, toda a gente quer tempo de antena, porque se sabe que é na caixinha mágica que se ganha o palco mediático. Mas há depois os célebres critérios jornalísticos. O tempo em televisão é finito (tal como as páginas dos jornais) e o critério jornalístico não é, nem pode ser, idêntico às expectativas eleitorais de cada político.

Os candidatos dos pequenos partidos, mesmo os que nem têm expressão eleitoral, têm o direito de expor os seus pontos de vista, as suas ideias e projectos? Naturalmente. Quem decide nas redacções tem a obrigação de os colocar em pé de igualdade com os outros candidatos? Não. Não. Não. Pode ser cruel, mas não. Pode ser democraticamente injusto, mas o candidato de um partido que teve 20 mil votos nas legislativas não pode esperar que a televisão (e os jornais e a rádio, já agora...) lhe dê tanto tempo de antena como o candidato de um partido que teve 200 mil. O problema é, pois, insolúvel. As redacções não se comandam por decreto, antes pelo respeito pelas opiniões dos eleitores. E os eleitores já fizeram essa discriminação positiva.

Em todas as eleições esta problemática é discutida. E agora que chegamos ao fim de um ciclo de dois sufrágios num mês, é justo perceber que nunca os problemas do País e das autarquias tiveram tanto destaque. E nem tudo foram soundbytes, ao contrário do que muitos fizeram querer.

Hoje às 21:00..


Não perca!

Audimetria - 10/10/2009

Ontem Sábado, a TVI com a transmissão do Jogo de Futebol da Selecção Nacional liderou o dia com larga vantagem sobre a concorrência. A TVI teve uma média diária de 32.9% de share. A SIC manteve o segundo lugar com 23.4% de share e a RTP1 e o Cabo estiveram bem próximos com 20.3% de share e 19.0% de share, respectivamente.
O Jogo de Futebol da Selecção Nacional liderou o dia com valores muito altos, fez 23.8% de rating e 60.8% de share. A TVI teve mais 2 programas nesta tabela e foram Flor do Mar que ficou em segundo lugar com 11.9% de rating e 43.6% de share e o Jornal Nacional que foi a informação mais vista que ocupou o terceiro posto com 9.9% de rating e uma média de share de 29.2%.
A RTP1 ocupou os dois últimos lugares do TOP5 com o Telejornal e a Mensagem do Presidente da República.
Visto o TOP5, vamos ver outros horários.
A SIC não colocou nenhum programa no TOP5 como é visto pelo quadro acima, o seu melhor programa colocou-se em 6º lugar e foi Alta Definição que fez 8.2% de rating e 35.1% de share.
Á tarde, na transmissão de filmes a SIC liderou com 5.2% de rating e 24.9% de share. Já o filme da TVI fez 4.7% de rating e 23.6% de share. Na RTP1 o seu filme alcançou 3.9% de rating e 24.3% de share. De referir que a RTP1 ao final da tarde transmitiu Preço Certo que alcançou 6.9% de rating e 26.6% de share.
Na SIC o Jornal da Noite foi o menos visto de todos os noticiários e alcançou 7.9% de rating e 21.6% de share. Salve-se Quem Puder (Repetição), fez 7.5% de rating e 20% de share. Já os melhores momentos de Caminho das Índias não foi além dos 4.9% de rating e 19.2% de share.
Na RTP1 o horário nobre esteve muito fraco, com a reportagem sobre Amália Rodrigues a não ir além dos 14.1% de share e 5.5% de rating. Dá-me Música e o seu best of concorreu com as novelas da TVI e SIC e alcançou 5.1% de rating e 16.9% de share.
Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

10 de outubro de 2009

Fecho

Boa noite, O Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias:

A introdução do tema dos vampiros em Morangos com Açúcar é uma ideia previsível, mas não deixa de ser uma boa ideia. Preocupada com as audiências, só com as audiências e com nada mais do que as audiências, a TVI percebeu muito bem que se trata do tema do momento. Mesmo em Portugal há, por esta altura, toda uma geração que a si própria se intitula "crepusculiana", em referência à saga Twighlight, de Stephenie Meyer (que, por seu lado, aliás, é tão "vampiriana" como L. J. Smith ou Charlaine Harris, outras best-sellers globais). E, embora Alex, o vampiro dos Morangos, provavelmente não seja mesmo um vampiro, mas apenas um rapaz com um desgosto de amor determinado a gozar com a cara de toda a gente, não duvido de que ajude às audiências da nova temporada.

Mas não nos deixemos enganar: os vampiros são muito mais do que isto. Em Crepúsculo, sim, são isto e pouco mais: uma metáfora para o sexo (com o engenhoso golpe de colocar esse sexo no século XXI e entre adolescentes, cheio de beleza e de vigor, em vez de, à maneira de Bram Stoker, na bafienta Londres do final do século XIX, meio luxo vitoriano e meio "barriga da besta", como lhe chamou Jack London). Na grande literatura vampírica, misturam-se quase todas as dualidades que importam, incluindo aquelas que opõe os homens a Deus, os homens aos animais, o progresso à incivilização, os vivos aos mortos e nós próprios aos outros. Morangos com Açúcar nem sequer faz ideia do que tudo isso é.

"Perfeito Coração" aos fins-de-semana


A nova novela da SIC irá estrear num fim-de-semana e assim se manterá. Por outras palavras "Perfeito Coração" vai, pelo menos por enquanto, ser transmitida apenas ao sábado e ao domingo.

Audimetria - 09/10/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz obteve 29,5% de share, a SIC conseguiu 24,2% e a RTP1 ficou-se pelos 23,5%.
O programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve. Com 16% de rating e 41% de share, a novela da TVI fez um excelente resultado. Sentimentos não esteve mal, mas continua com uma audiência média inferior à que à TVI conseguia com anteriores novelas.
Gato Fedorento: Esmíuça os Sufrágios obteve 13% de rating e 33,2% de share. Mais uma vez posiciona-se no segundo lugar do top5.
Na RTP1, o programa mais visto foi o Telejornal, que ficou a apenas uma décima do noticiário da TVI. Quanto ao Jornal da Noite, conseguiu 10,1% de rating e 27,3% de share.

O último episódio de Caminho das Índias foi o sexto programa mais visto do dia, e por um triz não entrou no top5. A novela da Globo obteve 10,4% de audiência média e 38% de share. Venceu por isso a sua principal adversária, Flor do Mar, que se ficou pelos 10,2% de rating e 35,3% de share.
De referir ainda da SIC, o resultado de Viver a Vida - 8,5% de audiência média e 27,3% de share - e de CSI Miami - 37,2% de share.

O horário nobre da RTP1, continua a ser um problema. Ds 21:00 até à 01:00, o share da estação pública esteve entre os 15% e os 20%. Apesar disso O Preço Certo continua a dar cartas. Ontem obteve 8,7% de rating e 32,7% de share, tendo por isso vencido o seu concorrente directo - Morangos com Açúcar (8,1% de rating e 30,6% de share).

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana continua a pertencer à RTP1, e mais uma vez os três principais canais generalistas estão bem posicionados. Se na estação pública o futebol chegou no dia 30 de Setembro, ás 21:24, quase aos dois milhões de espectadores, na TVI e SIC os respectivos programas com maior audiência não estiveram mal.
A novela Deixa que te Leve chegou aos 18,7% de rating, às 22 horas e 2 minutos do dia 28 de Setembro. Na SIC, a informação do Jornal da Noite continua no topo das audiências do canal.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

9 de outubro de 2009

Para lá das 24


Boa noite, o Fecho de hoje incluí o Para lá das 24. Fique a par deste espaço de opinião.


Para este Para lá das 24 escolhi como tema central o Jornal da Noite. Há certas alturas do ano que de repente este noticiário cresce a olhos vistos. Durante os últimos dias, pudemos assistir a uma dessas épocas.
Faz-me confusão como um noticiário que tem uma herança muito inferior à da concorrência (às vezes menos 5% de rating e 15/20% de share), acaba por vencer o Jornal Nacional e Telejornal. Pode não ficar sempre na liderança, mas obtém bons resultados frequentemente.

Será a informação da SIC a melhor? Dizem que nas Legislativas, a melhor emissão, foi a da estação de Carnaxide. Não estive com grande atenção, mas não sei porquê, preferi ver a noite eleitoral da TVI e RTP1.



As melhores reportagens são no meu ver e sem dúvida alguma na SIC. E tanto o Primeiro Jornal e Jornal da Noite são os meus preferidos. Apesar de já ter visto notícias sem fundamento nenhum, continuo a acompanhar estes dois espaços para me informar.
E quando vejo os resultados do Jornal da Noite fico sem palavras.
Será que se o noticiário da SIC fosse antecedido por um produto que fizesse mossa à concorrência, ficaria constantemente nos cinco primeiros lugares do top? Será possível vencer a informação da RTP1? Fica a pergunta no ar.

Audimetria - 08/10/2009

O dia de ontem (quinta-feira) foi ganho pela TVI, que se distanciou das concorrentes uma vez que aumentou o seu share cerca de 1% em relação ao dia anterior. SIC e RTP1 mantêm uma luta interessante com vantagem para a SIC.
Deixa Que Te Leve voltou a liderar a tabela dos programas mais vistos com 15,4% de rating e 37,8% de share. Os Gato Fedorento Esmiúça Os Sufrágios ficaram pelo segundo lugar com menos 1 ponto de rating que a novela da TVI.
Nos noticiários da noite, uma troca de lugares entre os mais vistos. Ambos os noticiários acima dos 11 pontos de rating e o Jornal da Noite da SIC a perder a liderança para o Telejornal da RTP1 e para o Jornal Nacional da TVI. Estes últimos ambos na casa dos 12 pontos de rating como pode ser visualizado pelo quadro e ambos acima dos 30% de share.
Visto o TOP5 do dia de ontem vamos ver outros horários.
Na Manhã, Você na TV volta a liderar (3,2% de rating e 34,3% de share) e Praça da Alegria deixa a liderança para ocupar o segundo lugar com 2,7% de rating e 28,5% de share. Companhia das Manhãs esteve fora dos 10 mais vistos da SIC.
Na Tarde, As Tardes da Júlia lideram com 3% de rating enquanto Portugal no Coração ascende ao segundo lugar com 2,5% de rating. Vida Nova na SIC foi "empurrado" para último lugar com 1,8% de rating.
Nós Por Cá mantém os valores de subida que alcançou desde a semana passada com 5.1% de rating e 18,7% de share. Morangos com Açúcar lidera neste horário com 8,9% de rating e 33,0% de share logo seguido pelo Preço Certo com 8,3% de rating e 31,3% de share.
Um Lugar Para Viver teve uma subida a nível audiométrico com 8,6% de rating e 20,8% de share (o melhor resultado desde a estreia). Especial Informação: Eleições Autárquicas não foi além dos 16% de share apesar de subir 1 ponto de rating em relação ao dia anterior.
Viver a Vida na SIC a subir quer em rating quer share (9,1% de rating, 28,2% de share) enquanto Sentimentos na TVI fez 10,6% de rating e 32,7% de share. Caminho das Índias na SIC e Flor do Mar na TVI muito próximas, fizeram respectivamente, 8,6% de rating e 37.1% de share e 8,7% de rating e 36,8% de share.

Fontes: Mediamonitor e A Minha TV

Revista de Imprensa 09/10/09

Bom dia! Está em linha a última revista de Imprensa desta semana. Fique a par das notícias sobre os programas que lhe fazem companhia aos domingos à noite, nos canais privados.

E os convidados do primeiro "Quem é o Melhor?" são...


Já são conhecidos os convidados da primeira emissão de “Quem é o Melhor?”. Angélico Vieira, Just Girls, Sara Matos, Lourenço Ortigão, Miguel Guerreiro e Beatriz Costa (estes últimos concorrentes da primeira edição de “Uma Canção Para TI”). Estão encontrados ainda mais ingredientes para o sucesso do programa da TVI.

Já há um "primeiro grande cromo" de "Ídolos"

Já está encontrado o novo “cromo” do “Ídolos”. Já fez capa do 24 Horas, já fez parte da TV Mais e da ANA. Quem não se lembra de João Pedro Matos? Sim é ele mesmo, o concorrente que já muita gente especulou que estava sob o efeito de drogas durante a prestação, ao que o próprio responde com um “Não”.

Apesar de não ter passado, João admite que quer gravar um CD e que no futuro se vê no mundo da música. O “sucesso” que alcançou é tanto, que na próxima semana deverá ser um dos convidados de “Companhia das Manhãs”.

Esta semana o "confronto" é à tarde

Dia 11 é novamente dia de eleições, e tal como a TVI fez aquando das eleições legislativas com “Uma Canção Para TI”, a SIC também vai transmitir durante a tarde de domingo o recentemente estreado “Ídolos”.

O programa de talentos do canal de Carnaxide fará assim concorrência a “Quem é o Melhor?”, da TVI.

Fontes:TV Mais, ANA, 24 Horas



8 de outubro de 2009

Dê as boas vindas ao..

..André Costa! Esta é a mais recente aquisição do Televisão-Opinião.
Parece que não o conhece, mas talvez esteja enganado! Ele é o famoso "Andrew" que faz os comentários a analisar as audiências no blog A Minha TV.
A partir de amanha, e sempre que possível, o André passará a publicar no Televisão-Opinião!
Não perca! Com este novo membro, a Audimetria passa a ser, em alguns dias, publicada de manhã.

Fecho

Boa noite, são 20 horas de dia 8 de Outubro, está na hora do Fecho, e por ser quinta-feira, é dia de A Melhor Dupla.
A eleita para hoje foi aquela que preenche as manhãs do canal público.



São desde 2002 os apresentadores do programa matinal da RTP1. Ela uma jovem apresentadora, boa presença, boa voz, boa imagem; ele um recém-chegado ao canal do estado, com provas dadas em programas de entretenimento, boa voz, boa presença. O que se poderia esperar desta dupla? Sucesso, pois claro. E tal como esperado, assim se concretizou.

Desde sempre que mostram uma grande química e à-vontade perante as câmaras. Esta é talvez das duplas que maior empatia tem, funcionam como uma equipa, não se atropelam, e nota-se que não há “vedetismos” de qualquer um dos lados. São também uma das que está junta há mais tempo, e os próprios já confessaram que mais do que colegas de trabalho, são amigos. É esta amizade, no meu ponto de vista essencial para o sucesso de qualquer equipa, que permite que o trabalho de ambos, enquanto duo, seja ainda melhor e mais “real”, como tantos críticos já referiram. Prova de tudo isto é o facto de a dupla já ter apresentado outros programas, nomeadamente emissões especiais, como “Natal dos Hospitais”, “Dança na Praça”, entre outros.

Poderão continuar mais tempo nas manhãs da RTP? Sim, na minha opinião será esse o caminho a percorrer, ambos têm todas as hipóteses de fazer uma “Praça” com ainda mais alegria, que conseguiu relegar o antigo campeão das manhãs “Fátima” para a terceira posição, e vencer por diversas vezes o agora líder “Você na TV”, não esquecendo que nem uma nova “Companhia das Manhãs”, os fez perder a alegria e boa disposição.