9 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje mas reabrimos às 00:05 com o Para lá das 24. Fique agora a par da quinta "Aposta"..



"Cenas do Casamento" foi para mim uma surpresa. Não posso dizer de facto que foi o programa deste Verão, pois no meu ver até nem me marcou assim tanto.
No entanto, já foram várias as vezes que vi a série que retrata o dia-a-dia de três casais. O meu preferido é sem duvida o interpretado pelo Octávio Matos e pela Márcia Breia. Sempre com uma maldade no meio, todas as personagens têm o seu quê de piada.
A SIC apostou, e colheu os frutos, ou seja as audiências. Sim, é verdade, não tem shares de 30%, mas para o produto televisivo que é, e na estação de televisão onde é exibido, não está nada mal. Lembro-me até que já figurou várias vezes no top5.
Confesso mesmo que prefiro ver "Cenas do Casamentos" ao "Telerural", o que não é muito difícil uma vez que nunca percebi bem a piada desse programa, e às novelas da TVI.
Não é aquele programa que eu diga: "não vou perder", mas caso esteja a ver televisão no período entre as 22:00 e as 23:00, é na SIC que estarei sintonizado.


Dou assim inicio à votação: "Qual dos programas que do espaço "Apostas" mais marcou para si este Verão?". Conto consigo!

Notícias - Júlio Magalhães é o novo director de informação da TVI

Júlio Magalhães novo director de informação da TVI

O jornalista Júlio Magalhães foi escolhido para director de informação da estação de Queluz, confirmou o Diário de Noticias.

A sua nomeação surge na sequência da demissão em bloco da direcção de informação da TVI, na semana passada.

Segundo apurou o DN a decisão já é oficial.

Por estar a liderar a TVI no Porto, Júlio Magalhães teve de negociar a sua deslocação para Lisboa.

Fonte: Diário de Notícias

Revista de Imprensa


Boa Tarde seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira.

Luís Aleluia indignado


Estalou a polémica entre o actor Luís Aleluia e a Produções Fictícias. Segundo avança o jornal 24 Horas de hoje, o eterno “menino Tonecas” ficou “chocado” ao reparar que a série “Divinas Comédias”, através da qual a RTP homenageou os últimos 50 anos de humor na televisão portuguesa, apenas dedicou “uns míseros 32 segundos e 4 décimas a uma série que foi transmitida durante quatro anos e foi um dos maiores sucessos de audiência da RTP”. Perante tal indignação o actor escreveu uma carta aberta de 5 páginas a Nuno Artur Silva, director da Produções Fictícias (produtora do programa em causa), em que espelhou a sua revolta. Contudo também a RTP é um alvo do actor, apesar de não ser mencionada na carta. “Estou constantemente a ser distratado pelo director de programas da RTP”, afirmou o actor. As confissões do actor, não se ficam por aqui, dado que acredita naquilo que lhe transmitiram aquando da morte de Morais e Castro. “Sei de fonte segura que quando foi proposto ao director de programas que fosse feita uma homenagem a Morais e Castro ele perguntou de quem se tratava. Não sabia quem era”, revelou o actor ao 24 Horas. Até ao fecho da edição do referido jornal, José Fragoso não respondeu a nenhuma das acusações de que foi alvo. A solução apontada por Luís Aleluia trata-se de uma remontagem das “Divinas Comédias”, em que seria dado o devido destaque ao programa que em tempos protagonizou.


Bernardo Bairrão apresenta "Morangos com Açúcar"


É já na próxima semana que a nova série de “Morangos com Açúcar” será apresentada à imprensa. É nesta apresentação que o actual director-geral, Bernardo Bairrão, terá que se debater com os jornalistas, prevendo-se desde já que seja confrontado com os últimos acontecimentos que envolvem a TVI, isto se até lá não existirem novos acontecimentos relativamente à constituição da direcção de programa da estação. A seu lado deverão marcar presença Luís Cunha Velho, director de produção e emissão, e Gabriela Sobral, responsável pela produção nacional.


E os famosos que vão á água este sábado são..


Já são conhecidos os participantes da emissão especial famosos do “Salve-se quem Puder” deste sábado. A actriz Sara Aleixo vai chefiar a equipa azul, as “Alforrecas”, e o actor Pedro Carvalho comanda a equipa vermelha, os “Estoura Paredes”. Quem irá ganhar? Descubra sábado, na SIC.


Fonte: 24 Horas

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 9,1% de rat e 40,7% de share
O Preço Certo - 6,1% de rat e 27% de share
Como nunca os Viu - 3% de rat e 13% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 9,7% de rat e 27,5% de share
Jornal da Noite - 8% de rat e 21,9% de share

21:00 - 01:00

Jogo Duplo - 9,8% de rat e 25,2% de share
Cenas do Casamento - 8,2% de rat e 23,7% de share
Caminho das Índias - 7,9% de rat e 31,2% de share
Telerural - 4,9% de rat e 15% de share
Investigação Criminal - 3,3% de rat e 30,3% de share
5 para a Meia-Noite - 1,5% de rat e 10,7% de share

Audimetria - 08/09/2009

Ontem a TVI voltou a liderar com 27.3% de share. Em segundo lugar ficou a RTP1 com menos 3% de share que a líder, 24.3%. O terceiro lugar pertece à SIC com 22.1% de share, seguida do Cabo, que obteve 18.7% e da RTP2, que alcançou 7.7% de share.


Em primeiro lugar do top 5, ficou o frente-a-frente que opôs o primeiro-ministro José Sócrates e o líder do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, com 15% de rating e 37.4% de share.

De seguida, os segundo e terceiro lugares do pódio são ocupados por dois produtos de ficção nacional da TVI, Deixa que te Leve e Sentimentos, com 13.3% e 12.9% de rating e 33% e 37.9% de share, respectivamente.

Na quarta posição surge o Telejornal, da RTP1, com 11.4% de rating e 34.3% de share.

Na última posição do Top ficou outro produto de ficção nacional da TVI, a telenovela Flor do Mar com 10.2% de rating e 39.4% de share.

O programa mais visto da SIC surge na nona posição e foi mais uma vez o Salve-se quem Puder, com 8.8% de rating e 22.2% de share.

No segundo canal da RTP, o programa mais visto foi a série O Mentalista, com 2.9% de rating e 9% de share.

Fonte: Mediamonitor
Mais informações mais logo.

Para lá das 24


Hoje não falo de um programa, ou de uma pessoa, mas sim de uma tele promoção. Qualquer pessoa que veja os talk-shows da manhã ou da tarde já deu com ela. O "Viva Melhor" está em todo o lado. Livrarias, rádios, televisão. E nós já sabemos tudo sobre o que as plantas medicinais e frutas fazem ao nosso organismo, os benefícios que nos proporcionam.
E também já sabemos que custa 39 euros, e que todos os dias "é a última semana da promoção": paga um livro e recebe três em casa. Mas porque raio é que há talvez um ano levamos com esta tele promoção em casa? Ela é assim tão rentável?
Também já sabemos os nomes dos brasileiros que comentam algumas páginas do "Viva Melhor". Um deles é por exemplo o Getrô. Aliás hoje também fiquei a saber que um veio de férias, e que até elogiou a paisagem do Douro no programa das Vindimas da RTP1.
Muitos conhecimentos, mas nenhum realmente me interessa. A verdade é que os meus pais já têm o livro. E caso algum dia tenha algum problema já sei o que vou consultar. O livro, não o Você na TV/SIC ao Vivo/Praça da Alegria/Portugal no Coração/Vida Nova/Tardes da Júlia.

8 de setembro de 2009

Dê as boas vindas ao..

Tiago Henriques. Ele é o novo colaborador do Televisão-Opinião. Desejo-te boa sorte rapaz ;)

E não pense que as novidades ficam por aqui. Com mais de 100 visitantes diários, o Televisão-Opinião vai inovar mais uma vez. Fique atento!

Fecho


Boa noite, o Fecho de hoje incluí uma rubrica retirada do Diário de Notícias da autoria de Nuno Azinheira.

"Entrem lá e vejam a minha vidinha"


Agora não se coíbem dos beijinhos às mulheres, das lágrimas no cinema. Na hora da caça ao voto, vale tudo.

O que significa mostrar o "outro lado de um político"? A pergunta é minha, mas parte do pressuposto com que a SIC iniciou ontem uma série de reportagens, bem interessantes por sinal, sobre o lado mais privado dos principais candidatos às legislativas de 27 deste mês. Raquel Alexandra, a jornalista que assina as peças, é uma das mais bem preparadas profissionais da televisão portuguesa. É culta e informada, inteligente e perspicaz, tem uma boa relação com a maioria dos políticos portugueses, que lhe conhecem independência e honestidade.

Independentemente dos méritos de Raquel, o sucesso deste trabalho da SIC depende, porém, mais deles do que dela. Entendamo-nos: é evidente que são importantes as questões, a atitude e a seriedade de quem pergunta (e longe de mim tirar uma ponta de mérito a um trabalho jornalístico sério e de qualidade), mas aqui o que conta (e irrita...) é a disponibilidade demonstrada pelos políticos em abrirem a porta da sua vida. Percebe--se porquê. A três semanas das eleições vale tudo para piscar o olho, informalmente, ao eleitorado. Percebe--se que assim seja, mas irrita, reforço. Agora não se coíbem de serem beijados pelas mulheres à frente da câmara, não escondem que choram no cinema, dão ares de importante e recitam poesia, mostram um lado "mais humano". Mas bem sabemos como, passada a hora da caça ao voto, voltam a fechar-se, a esconder--se atrás dos assessores de imprensa e de imagem e a dizer que não falam da vida privada. Não falam de quê? Não gozem comigo!

Hoje não perca..


..às 00:05 no Televisão-Opinião!

Revista de Imprensa


Boa tarde. Seja bem vindo à Revista de Imprensa de hoje.


Já foi gravada a última temporada de "Conta-me como Foi". Quer dizer, segundo a TV 7 Dias desta semana "Ainda não se sabe se é um adeus ou um até já pois a sua continuidade está ainda por decidir. Para o director de programas da RTP, José Fragoso, esta é uma decisão para tomar mais à frente: "A série pode ter todas a condições para seguir depois do 25 de Abril. Se dependesse só da minha vontade continuaria".
Apesar disto, para Miguel Guilherme, este é o fecho de um ciclo: "É o fim certo! Em Espanha estão há dez anos naquilo, pessoalmente, não queria estar dez anos a fazer a mesma coisa".
Quanto à emissão dos novos episódios, ainda nada está confirmado. No entanto, espera-se que estreiem no final de Setembro ou inicio de Outubro.

Fonte: TV 7 Dias

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 7,8% de rat e 36% de share
O Preço Certo - 6,7% de rat e 30,8% de share
Como nunca os Viu - Menos de 2,6% de rat (fora dos 10 programas mais vistos do canal)

20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 7,4% de rat e 23,8% de share

21:00 - 01:00

Flor do Mar - 9,1% de rat e 34,6% de share
Debate Paulo Portas/Jerónimo de Sousa - 8,6% de rat e 22,1% de share
Caminho das Índias - 7,1% de rat e 29% de share
Cenas do Casamento - 6% de rat e 18,1% de share
Telerural - 5,9% de rat e 15,2% de share
Investigação Criminal - 4,2% de rat e 36,6% de share
Prós e Contras - 4,2% de rat e 15,1% de share
O Protector - 2% de rat e 15,4% de share

SÓ Séries


Hoje falo-vos da série que para além de favorita, também me marcou.


Para mim, esta foi a série revolução da temporada anterior (2008/2009) pois marcou o regresso de Joss Whedon (criador de Buffy e Firefly).

Dollhouse centra-se numa casa onde várias pessoas são recrutadas para certos trabalhos. São-lhes apagadas as memórias para quando são precisos colocarem memórias de outras pessoas de acordo com o trabalho.

Digamos que, inicialmente, a série focou-se apenas na resolução dos vários casos combinando acção, mistério e drama. Por muito bons que estivessem, a série parecia estar a estagnar e pagou caro com a descida de audiências. Contudo, a partir do episódio sete/oito a série começa a tomar uma nova direcção. Começamos a descobrir mais coisas sobre o passado, o presente e o futuro daquilo que é a Dollhouse.

Tive oportunidade de ver toda a série incluindo o episódio especial (número 13) e o piloto que não foi para o ar.

No segundo, a história avançou bastante depressa e havia uma certa irregularidade nos factos apresentados pelo que a FOX pediu outro piloto que desse mais espaço à história. E a série é aquilo que é, hoje, devido a esta decisão.
Quanto ao episódio especial, mostra-nos o futuro e tudo aquilo que aconteceu que deu origem à destruição da então mestra Dollhouse. Foi estranho ver o final mas deixou-me curioso quanto ao que pode vir a acontecer na segunda temporada.

É uma série com potencial que aconselho todos a ver pois a FOX esforço-se para que Dollhouse se afirmasse e captasse a atençaõ de um público-alvo.

Contudo, é melhor que mude o horário da sua estreia. O fraco lead-in e o dia de sexta são para matar a série logo nos primeiros episódios... Pode crescer, mas é pouco provável. Por cá, vou continuar à espera da estreia para a ver com todo o gosto.

Com isto, deixo-vos com o fantástico recap da primeira temporada:


Novidades da semana

FOX
InFANity Prison Break, quinta-feira, às 21h06.
Exibição dos episódios finais de Prison Break a partir de quinta, às 21h30.

Audimetria - 07/09/2009


No dia de ontem, a TVI voltou a ganhar com 27,1% de share seguindo-se a RTP1 com 24,0%, a SIC com 21,1%, Cabo com 20,3 e RTP2 com 7,5%.

Os primeiros dois lugares do pódio são ocupados pelas novelas Deixa Que Te Leve e Sentimentos cujos ratings variaran entre 12,2% e 14,2% e os shares entre 35,5% e 35,8%.

O terceiro e quarto lugares são ocupados pelos programas da RTP1, Telejornal e Jogo Duplo que se afirmaram com ratings superiores a 10%.

A fechar o TOP temos o Jornal Nacional com 10,6% de rating e 30,4% de share.

O programa mais visto da SIC foi o Salve-se Quem Puder que ocupou a posição 7 com 8,9% de rating e 23,1% de share.

Na RTP2, o documentário do National Geographic oucpou a posição 33 prefazendo um total de 2,2% de rating e 5,7% de share.

Fonte: Mediamonitor

Mais informações mais logo.

Última hora


"Vida Nova" é o novo programa de Fátima Lopes. Segundo o blog Mundo da Televisão e o site TV Universo, o programa estreará no dia 14 de Setembro às 15:00.

7 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. As "Apostas" não param, e por isso hoje o programa em destaque é..



O sucesso da série da RTP1 está a vista de todos. Apesar de neste momento ser apenas transmitida nas tardes de fim-de-semana, não é por isso que não sai vencedora. Vejamos por exemplo ontem, em que foi o programa mais visto entre as 19:00 e as 20:00.
A história é simples, mas resulta. Os pais de duas crianças têm um acidente ao qual não conseguem sobreviver, deixando a custódia a um amigo próximo. No meio disto, estão os avós que querem ficar com os netos. Mas afinal quem ficará com a custódia das três crianças? E é em torno desta história que a série gira.
Os actores são bons e o enredo é familiar. São dois bons motivos para deixar os espectadores sintonizados na estação pública. Pode não ser um programa específico deste Verão, mas no meu ver merece ser destacado. Mais que TGV ou Nasci P'ra Cantar, produções que foram lançadas nesta época. Prefiro ver e dar destaque a uma série do que a programas repetidos.
Parabéns à RTP1.

Revista de Imprensa


Boa tarde. Seja bem vindo à Revista de Imprensa de hoje. Com duas notícias e duas caras, fique a par das novidades televisivas de hoje.


Ana Viriato actriz


A repórter da Praça da Alegria vai participar no quarto episódio da nova série da RTP1 "Um Lugar para Viver". Segundo a TV 7 Dias desta semana, Ana Viriato vai interpretar uma recepcionista de uma empresa.

"Para mim faz mais sentido trabalhar doze horas"

A cara de "Notícias das Estrelas" do TVI24, e de Euromilhões, revela esta semana à Notícias TV que tem saudades de conduzir um programa em directo em que existe um maior contacto com o publico: "Para mim, faz mais sentido trabalhar doze horas por dia do que só fazer um programa e gravá-lo. Tenho saudades do directo, de estar em contacto com o público".
Quanto à hipótese de matar essas saudades, Iva Domingues refere o seguinte: "Está tudo a cargo do novo director. Eu sou um soldado. Só o general é que vai decidir".

Fonte: TV 7 Dias e Notícias TV

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)


A terceira edição de "Jogo Duplo" já fazia falta. A RTP1 percebeu isso, e está a colher os frutos dessa aposta. Esta semana marcou presença no top5, venceu quase sempre "Salve-se quem Puder", e atingiu na quinta-feira 10,4% de rat e 27,6% de share. José Carlos Malato está no seu melhor mais uma vez.
O sinal negativo vai para as "Conversas de Mário Soares". 2,2% de rat e 6,7% de share é um resultado fraquíssimo. No horário em que o programa foi exibido, a RTP2 ficou à frente.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Pai à Força - 6% de rat e 29% de share
Filme SIC - 4,4% de rat e 22,3% de share
Filme TVI - 4% de rat e 20,9% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 8% de rat e 28,2% de share
Jornal da Noite - 7,2% de rat e 24,6% de share

21:00 - 24:00

Salve-se quem Puder - 7,6% de rat e 26,5% de share
Nasci P'ra Cantar - 6,7% de rat e 30,6% de share
Filme RTP1 (Nascer para Morrer) - 5,8% de rat e 23,4% de share
Filme SIC (Remédio Santo) - 2,4% de rat e 18,9% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 06/09/2009


A RTP1 ganhou ontem o dia com 26,7% de share no total do dia. O especial edição número 100 do concurso de José Carlos Malato resultou. Com 11,9% de rat e 32,5% de share, Jogo Duplo apenas foi ultrapassado pelo debate entre Francisco Louçã e Manuela Ferreira Leite.
Os especiais da novela Sentimentos acabaram assim por ficar em terceiro e quinto lugares. Um fraco resultado portanto.
O noticiário mais visto foi o Telejornal com 9,5% de rat e 32,4% de share.
Quanto à SIC, o TGV foi o sexto programa com maior audiência do dia. Ontem atingiu os 8,1% de rat e 22,2% de share.
No total do dia a TVI ficou com 23,6% de share, mais 1% que a SIC. O Cabo fechou com 22,4%.

Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - Aposta na pequenada


Em época de renovação televisiva, os canais infantis não são excepção à tendência. No cabo, alia-se o regresso às aulas à estreia de novos programas. Alguns educativos, a maioria de puro entretenimento.

O crescimento do número de canais infantis no universo cabo tem levado a que a sua organização se assemelhe cada vez mais às emissões para os mais velhos. Setembro começa a ser o mês das novidades televisivas também para as transmissões destinadas aos mais pequenos.

Populares como "Bob o construtor" ou novidades como "Os pinguins de Madagáscar", pode-se dizer que as apostas dos canais têm de tudo um pouco. E os programas educativos também começam a ganhar lugar de destaque nas grelhas. As produções do canal Panda (o mais visto do universo cabo), como o "Panda cozinha" ou o mais recente "Panda gym" vão repartir as atenções com estreias como "Os petiscos de Zefronk", que dá dicas sobre alimentação saudável, no Disney Channel.

E se a programação destinada ao pré-escolar (existem já dois canais dedicados a bebés - Baby TV e Baby First) tem grande visibilidade, canais com o Disney e o Nickelodeon também não descuram o público juvenil. A série com os elementos da banda "Jonas Brothers" é uma das grandes estreias do primeiro, enquanto que "Espectacular homem aranha"ou "Zoey 101" são os destaques do segundo.

Tal como no cabo, também os canais generalistas têm novidades para apresentar. Mas, contactados pelo JN, apenas a TVI revelou algumas das novidades. Ao fim-de-semana, além das séries de animação estrangeiras, a estação de Queluz vai continuar a repor produções nacionais de sucesso como "O clube das chaves" e "O inspector Max" e a investir nos programas de wrestling.

Fonte: Jornal da Notícias

Para lá das 24


Carolina Patrocínio só pode ter sido um erro de casting. Menina fina do Restelo (até aqui tudo bem), demonstra a sua personalidade no famoso vídeo das "grainhas e caroços". Como se isso não bastasse, circula agora na internet uma foto dela com o namorado, Gonçalo Uva, em langerie, num hotel, a brindar com champanhe.
Não digo que a sua prestação em TGV ou Tá a Gravar seja má. Nota-se que tem jeito. Agora a imagem que deu nos factos que relatei foi totalmente ao descabida. Sendo ela uma apresentadora que conduz programas que são assistidos maioritariamente por crianças e jovens, qual é a imagem que se passa? Devem os mais pequenos seguir o exemplo de uma pessoa que diz que "gosta de dar nas vistas", "não gosto de passar despercebida", "gosto que reparem", "tenho os dedos deficientes" e "não como fruta que não esteja descascada"?
Enfim, e depois ainda diz na entrevista que acha que muitos a consideram apenas uma apresentadora que faz programas apenas para se divertir. Eu neste momento, faço parte desse público. Isto porque uma pessoa com um pingo de vergonha nunca teria dito o que ela disse na rubrica Alta Defenição do Episódio Especial.



6 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite, o Fecho de hoje incluí o espaço "Apostas". A de hoje, no que toca aos programas que marcaram este Verão, vai para..


A diversão e a boa disposição marcam este programa. Catarina Furtado está nas suas sete quintas. Finalmente a estação pública acertou. Depois dos fracassos "Febre da Dança" e "A Minha Geração", "Dá-me Música" veio refrescar a grelha do primeiro canal. Apesar de não ser em directo, vemos um programa com convidados especiais, com conteúdo, isto é, "jogos" diferentes daqueles que já se tinham feito, e sempre, sempre com uma grande animação.
Não sou espectador assíduo, mas se apanhar não me importo nada de ver até ao fim.
Neste Verão, em que pudemos ver que a estação pública apostou demasiado em séries e talk-shows repetidos, tanto o "Dá-me Música" como o "Jogo Duplo" foram dos melhores programas que o primeiro canal transmitiu.

Revista de Imprensa


Boa noite. Aqui fica a Revista de Imprensa deste domingo.

Actores na política

Pedro Granger e Margarida Vila Nova vão representar os jovens da candidatura de Santana Lopes e António Costa respectivamente. O apresentador de "Rédea Solta" já tinha sido mandatário da Juventude de Santana Lopes em 2001, e resolveu aceitar novamente o convite "porque Lisboa nunca esteve num estado tão estapafúrdio como agora".
O actor acrescentou ainda que "Santana Lopes tem uma grande paixão pelo trabalho. É dele a reabilitação de prédios, o túnel do Marquês, os cilos em altura".
Quanto ao "confronto" que possa existir entre ele e a sua colega de trabalho, Pedro Granger revela que "As amizades não se põem em causa por estas coisas.. Além disso, o meu apoio a Santana Lopes não é contra nenhum dos outros candidatos".
De referir ainda que Margarida Vila Nova já tinha sido mandatária de António Costa em 2007.



Fonte: Notícias TV

Nota

O blog é actualizado a partir das 20 horas com o Fecho (Apostas), o Para lá das 24, e ainda a Revista de Imprensa. Não perca.

Audimetria - 05/09/2009


Com Portugal a jogar, a TVI ganhou o dia. 31% foi o share total que o canal de Queluz de Baixo obteve neste sábado.
O Jornal Nacional voltou a ser o mais visto, em grande parte devido à herança do jogo. Seguiu-se a novela Deixa que te Leve com 10,6% de rat e 35,2% de share.
O debate entre José Sócrates e Jerónimo de Sousa ocupou a quarta posição do top5, tendo ultrapassado os 31% de share.
Por fim, Salve-se quem Puder - Especial Famosos, fechou o quadro dos cinco mais vistos do dia. 8,9% de rat e 28,2% de share, foi o resultado do programa apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio.
No total do dia a SIC ficou-se pelos 20% de share, tendo sido ultrapassada pelo Cabo que obteve 21,1%. A RTP2 desceu aos 4,9%.

5 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. Aqui ficam os resultados da primeira votação das "Apostas". Escolhi quatro das caras que no me ver mais brilharam este Verão. Depois disso, contei com a sua opinião para apurar qual dos escolhidos apresentadores foi o melhor. Assim sendo..

João Manzarra - 46%


Diamantina - 19%


Raquel Strada - 15%



Leonor Poeiras - 13%


Eu concordo com os resultados finais. João Manzarra foi, no meu ver, a estrela deste Verão da televisão portuguesa. Deu cartas, dá cartas e dará cartas em Ídolos. A única coisa que mudaria era as posições entre Leonor Poeiras e Raquel Strada. Mas foi você que escolheu. E como tal não posso fazer nada. Obrigado pela participação.

De referir que as "Apostas" continuam, mas referentes aos programas que marcaram este Verão. "5 para a Meia-Noite" e "Salve-se quem Puder" já foram escolhidos. Acompanhe o blog esta semana para saber quais os outros dois.

Audimetria - 04/09/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. Como já se esperava, o Jornal Nacional bateu todos os noticiários, conseguindo a proeza de ser o programa mais visto do dia. 13,7% de rat e 39,9% de share, foi a audiência que os portugueses deram para ouvir as novidades sobre o caso Freeport.
As novelas Deixa que te Leve e Sentimentos, ocuparam os segundo e terceiro posto do top5, com respectivamente 13,1% e 11,3% de rat.
Jogo Duplo voltou a vencer Salve-se quem Puder. O concurso de José Carlos Malato alcançou 8,9% de rat e 24,8% de share e o programa de Diana Chaves e Marco Horácio 8,3% de rat e 23,1% de share.
O quinto lugar do top5 foi ocupado pelo Telejornal. Ontem ficou-se pelos 27,2% de share.

4 de setembro de 2009

Revista de Imprensa


Bom dia. Inicio este Revista de Imprensa especial. Para além de hoje, amanhã, segunda, terça, quarta e quinta, esta rubrica vai estar presente no Televisão-Opinião.


Completamente surpreendida.

Determinada e convencida de que o Jornal Nacional de 6ª feira iria voltar à antena, foi esta a atitude que Manuela Moura Guedes demonstrou na entrevista que deu à Notícias TV antes do seu noticiário ser suspenso.
Sabendo que muitos não queriam o seu regresso, revelou que "toda a gente partiu do princípio de que eu estaria fora do ar".
A jornalista não temeu que dentro da TVI não quisessem que continuasse com o seu trabalho: "Na TVI? Só se fosse alguém muito estúpido. Como você sabe, o meu jornal faz grandes audiências, esta televisão é uma televisão comercial que vive de audiências e daquilo que elas geram, portanto..".
Manuela Moura Guedes tem a noção que incomoda muita gente, e confessou que ficou triste aquando das acusações do primeiro-ministro na Grande Entrevista, sem a administração da TVI se manifestar. Mesmo assim concluí que "É muito mau quando uma administração se mete na informação".
À pergunta: "Sente-se querida e desejada pela administração da TVI?", a pivô responde: "É uma coisa que não me preocupa muito. No entanto também não me sinto odiada e não-querida por esta administração".
Manuela Moura Guedes revelou que se "sente um alvo a abater" pelas pessoas que incomoda, nomeadamente o primeiro Ministro. Por outro lado autocaracteriza-se como sendo mais séria que os outro jornalistas, criticando o Sindicato dos Jornalistas, a Entidade Reguladora da Comunicação e opinion makers: "têm uns tachos, estão lá durante décadas e nunca fizeram a ponta de um corno na vida. E acham-se no direito de fazer críticas".
Confessa-se surpreendida que toda a gente critique o facto de dizer "pois", mas que ninguém esteja contra a "brejeirice dos meus coleguinhas, do piscar de olhos às gajas. Ou aqueles sorrisos depois de uma gaja boa aparecer na televisão. Só falta babarem-se".
Da entrevista é ainda possível retirar o facto de ter ficado surpreendida com o trabalho de Judite de Sousa e José Alberto Carvalho, na entrevista a José Sócrates, quando este falou que o Jornal Nacional de 6ª feira era "travestido": "Um ria-se, o outro quase se ria. A Judite ainda se controlou. O outro riu-se mesmo, como se fosse giro um primeiro-ministro atacar um jornal da concorrência. Achei miserável".

Semana Especial


Sábado, segunda, terça, quarta e quinta, a Revista de Imprensa vai marcar presença no blog com as novidades televisivas.
Amanhã, a protagonista será Manuela Moura Guedes. Não perca.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma notícia que sinceramente não estava à espera. O "Nós por Cá" vai voltar à SIC e novamente no horário das 19:00.

'Nós por Cá' regressa ao ecrã com nova cara

O programa de informação que antecede o 'Jornal da Noite' volta no dia 14

A segunda edição do programa Nós Por Cá regressa à SIC no próximo dia 14, pelas 19.00, antes do Jornal da Noite, com "um formato renovado", adiantou ao DN o director de Informação do canal de Carnaxide, Alcides Vieira.

Conceição Lino irá manter-se na apresentação deste programa, mas a equipa base será "renovada e reforçada", disse Vieira.

As mudanças neste programa de informação serão várias, desde o cenário, grafismo até ao layout. Os próprios conteúdos do programa irão sofrer uma ligeira alteração. "No âmbito das histórias o tipo de conteúdos vai ser alargado, terão uma componente mais próxima da actualidade, com assuntos do próprio dia abordados na perspectiva do Nós Por Cá", referiu Alcides Vieira.

Além deste alargamento no tipo de conteúdos que o programa apresentado por Conceição Lino irá abordar, haverá ainda uma nova rubrica, da autoria de Luís Costa Ribas. "Terá uma intervenção regular sobre os assuntos internacionais que tocam os portugueses, sempre na perspectiva do Nós Por Cá", adiantou o director de Informação da SIC.

Para Alcides Vieira este é "um projecto jornalístico diferente e único, baseado na cidadania e numa maior proximidade com o público", que na sua primeira edição teve bons resultados "nos targets mais exigentes". Estas são assim algumas das características que fazem do Nós Por Cá "um programa importante para a SIC", daí o "investimento" que está a ser feito para esta segunda edição.