4 de agosto de 2010

Para lá das 24


Boa noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite!



Quando se começou a falar no regresso do Big Brother, de imediato grande parte das pessoas pensou: “Teresa Guilherme está de volta à televisão”. Eu fui uma dessas pessoas. Reality-show que se preze tem que ter a “senhora televisão” a apresentá-lo.

Todavia, de imediato a imprensa noticiou que a produtora não regressaria à TVI, nem tão pouco fora convidada para conduzir a grande aposta para a rentrée. A própria Teresa Guilherme negou categoricamente uma abordagem dos responsáveis pela estação de Queluz de Baixo. O regresso ao ecrã ficava, assim, de parte, pensámos nós.


Até que André Cerqueira vem a público confirmar os rumores de um encontro com a apresentadora e afirma ter projectos para ela. O que se pensou então? Teresa Guilherme volta a estar na corrida à condução de Secret Strory. Sabendo nós de que esta profissional é perita em fazer bluff, à semelhança do que fazem muitos outros colegas, acreditámos que o regresso estava mesmo para breve e na apresentação do reality-show.


Mas, como o mercado televisivo está ao rubro eis que a própria “senhora televisão” vem novamente a público negar as declarações do director de programas da TVI e afirmar que não recebeu convite algum. Quem estará então a fazer bluff? André Cerqueira ou Teresa Guilherme?

Há muito que os portugueses desejam ver Teresa Guilherme de volta aos ecrãs, não só pela excelente carreira que já possuí, como também por ser a melhor no seu género. Ela é daquelas profissionais que, ou se gosta, ou se odeia. E eu adoro, embora esta situação não me pareça a mais indicada.


A meu ver, tudo isto parece já uma espécie de “telenovela da vida real” em que as surpresas surgem a cada dia que passa. No entanto, talvez nós, público, não mereçamos tanta especulação e confusão. Criar uma alta expectativa e depois ficar desiludido será muito pior do que ir sem expectativa alguma.

No entanto, é claro que o segredo é a alma do negócio e que o factor surpresa é sempre um bom atractivo de audiências, mas de que valherá aos responsáveis da TVI dar o dito por não dito, criando grande expectativa no público e, depois, acabar por desiludir? Assim é fácil perder audiências…

3 de agosto de 2010

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Só Séries! De regresso aos dramas familiares, a Fox Life traz-nos, no próximo dia 11 de Agosto, a série “Vida Inesperada”.

Lux (Brittany Robertson) é a protagonista desta série, uma rapariga de 15 anos determinada a conseguir a emancipação do sistema de adopção no qual foi criada desde bebé. O seu objectivo é encontrar os seus verdadeiros pais e conseguir uma assinatura que a deixará finalmente livre e dona de si, longe de um sistema que nunca a soube respeitar. A sua mãe biológica é Cate Cassidy (Shiri Appleby), uma famosa locutora de rádio em Portland que deu Lux para adopção quando ainda era uma adolescente. O seu pai biológico é Nate “Baze” Bazile (Kristoffer Polaha) é um charmoso solteiro dono de um bar, irresponsável e imaturo, que vê a sua vida completamente alterada quando a sua filha, cuja existência desconhecia, lhe aparece à porta.

Agora, Cate e Baze vão finalmente ter de enfrentar a paternidade e todas as responsabilidades que advêm de criar uma adolescente independente, que nunca acreditou conseguir realizar o seu maior sonho: ter uma família. Separados há vários anos, sem nunca terem mais do que a noite em que Lux foi concebida, Cate e Baze terão de voltar a manter contacto e superarem as suas desavenças, tudo isto em prol de participarem no crescimento de Lux. No meio de toda esta complicação familiar está Ryan (Kerr Smith), o namorado, noivo e colega de trabalho de Cate. Juntos fazem o casal perfeito que toda a gente inveja.

Apesar deste novo e emocionante (re)começo, Lux mantém uma forte ligação com o seu passado através da presença do seu namorado e companheiro, Bug (Rafi Gavron), e da sua melhor amiga Natasha (Ksenia Solo). Desde sempre, estes três adolescentes rejeitados conviveram juntos e superaram todas as adversidades da vida, como crianças em lares de adopção.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, a edição desta semana do SÓ Séries entra em linha.

Polémicas e celebrações

1. O cancelamento de uma cena com um beijo homossexual em Morangos com Açúcar (TVI) foi, em si, um facto. A emissão desse beijo teria sido muito mais pacífica. Bem podem as associações pró-direitos dos gays, portanto, celebrar a decisão do canal. De resto, mais dia menos dia, o beijo homossexual chegará inevitavelmente à televisão nacional - e, a partir daí, será tão vulgar que apenas voltará a ser notícia quando passar a haver pelo menos uns cinco por dia em cada canal. Não foi assim com o sexo também?


2. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social chegou à conclusão de que o cancelamento do Jornal Nacional (TVI) foi "significativamente influenciado pelos administradores da Media Capital, especialmente os que aí representavam o grupo Prisa". Parece-me normal: as decisões sobre a continuidade de um espaço informativo devem caber à direcção de informação, mas mau seria se a uma administração não pudesse ser reconhecido o direito ao menos a uma opinião sobre um telejornal que marca tão indelevelmente a imagem de um canal (e de uma empresa), como o Jornal Nacional marcava. É suposto um administrador ver a casa a arder e não poder alertar o director de operações para o facto de o fogo estar a chegar às alcatifas?


3. Dizem os últimos estudos de audiência que o Euronews ganhou em 2010 cerca de 900 mil espectadores, dispondo agora de um total de quase sete milhões. Continua a ser pouco. E a má notícia, para os seus promotores, não é sequer que o canal seja malfeito: é que se dirige a uma população (os "europeus") sem uma identidade. Até pode vir a ser o melhor canal do mundo que, enquanto tivermos esta Europa, o Euronews não será mais do que um canal de zapping.


Patrícia Henrique é a capa da Maxmen de Agosto


A ex-apresentadora das madrugadas da SIC, é a capa do mês de Agosto da Maxmen.
Para quem não sabe, Patrícia Henrique tem uma carreira na televisão igual ou superior à de José Figueiras: "Realmente comecei a trabalhar antes do José Figueiras. O primeiro programa que fiz com ele foi o Paródia Nacional, mas a minha estreia em televisão foi o Destino X, que era um programa da Teresa Guilherme, por volta de 1995...".
Sobre a oportunidade de apresentar o extinto Quando o Telefone Toca, a apresentadora confessa que quando lhe ligaram estava a dormir, tendo acabado por ligar de novo à produção no dia seguinte: "Já tinha trabalhado com a Fremantle como bailarina profissional, entretanto convidaram-me para fazer o casting. O tempo foi passando e não diziam nada, até que um dia ligaram-me a dizer que tinha sido escolhida. Ainda estava a dormir e voltei a adormecer. Quando acordei pensei que tinha sido um sonho e tive de ligar para a produção para confirmar! Acabei por estar dois anos e meio a trabalhar num programa que era para durar seis meses".
Por fim, e em relação à situação mais caricata do programa, Patrícia Henrique concluí que foi uma das muitas chamadas que atendeu: "Uma vez o telefonema começou e ouvia-se muita confusão do outro lado, devia ser um grupo de amigos, e entretanto aquilo começou a descambar. Começaram com elogios mais puxados e a produção terminou a conversa".

Quiosque: Maxmen

Esta noite..

..o SÓ Séries e a Marta Miranda estão de volta ao Televisão-Opinião! Não perca, às 21:00!

Fala-se! 03/08/2010


Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!




Carlos Cruz


A pouco tempo de conhecer, finalmente, a sentença do mediático Processo Casa Pia, o antigo apresentador de televisão vive dias complicados. Segundo a edição desta semana da revista Vidas, Carlos Cruz e a esposa, Raquel Cruz, vivem agora uma crise no casamento.


A comprová-lo está o facto de a antiga modelo se encontrar de férias, há cerca de um mês, em Quarteira, na casa dos pais, com a filha de ambos, Mariana, e o marido ter ficado em Cascais, a preparar-se para o grande momento.


Segundo adiantaram amigos próximos à referida publicação, tudo não passa de uma pequena “crise” que, com o tempo, se resolverá.



Marta Melro


A brilhar, actualmente, em Mar de Paixão, a actriz está cheia de projectos. Segundo revelou ao jornal Correio da Manhã, dentro em breve, Marta Melro vai ser professora. “Vou dar aulas de passerelle”, confidenciou.


Com uma assumida paixão por sapatos, a Francisca da trama da TVI é uma das mulheres mais belas do país e, para além de uma excelente fase profissional, está também muito feliz, a nível pessoal. É que, depois de terminado o romance com André Nunes, Marta Melro já tem um novo amor.


Quiosque: Vidas, Correio da Manhã

Inscrições para “Operação Triunfo IV” estão abertas!


Depois de anunciado o regresso do talent-show à RTP, eis que abrem, finalmente, as inscrições para o programa.

À semelhança do que acontece em outros formatos, para se inscrever basta mandar uma mensagem escrita para o número 4901 com o texto: RTP(espaço)Nome Idade Localidade Profissão. O custo da mensagem é de um euro e, quando se iniciarem os castings, a produção contactará os inscritos.


Tal como sucedeu em tempos, devido ao facto de os testes de Ídolos já terem arrancado, é provável que alguns dos candidatos eliminados tentem a sua sorte em Operação Triunfo, como foi o caso de Katiliana, na Operação Triunfo II.


Com estreia marcada para finais de Setembro, ou início de Outubro, a nova edição do talent-show volta a ser apresentada por Sílvia Alberto e continuam sem ser conhecidos os novos membros do júri, bem como o grupo de professores. Dentro em breve, aguardam-se novidades. Enquanto isso não acontece, poderá sempre saber de alguma coisa através da página oficial do programa no Facebook.

Mariana Monteiro fala sobre “Espírito Indomável”



É uma das mais talentosas actrizes da actualidade e começa já a ser um hábito vê-la nos ecrãs da TVI.

Depois de Morangos com Açúcar – Geração Rebelde, Doce Fugitiva e Fascínios, a estação desafiou-a a protagonizar Deixa Que te Leve. O teste foi superado e a telenovela um dos maiores sucessos do canal.


Aproveitando tudo isto, a direcção de programas voltou a chamá-la para uma nova telenovela. Mas, desta vez, não para o papel principal, algo que Mariana Monteiro agradece: “Acho que é fundamental não ser a protagonista desta novela, até porque um mês depois do final de Deixa Que te Leve já estava com os ensaios desta. É bom este descanso a nível de imagem e, psicologicamente, também não me sentia preparada”, começou por dizer, em entrevista à revista TV 7 Dias desta semana.


Sobre a Joana de Espírito Indomável, assume que esta personagem é “mais mimada e imatura, mas acaba por ter mais garra e personalidade. Se calhar, a personagem da Luz, como heroína da história, aceitava coisas que a uma pessoa normal iria custar e tentaria contrariá-las. Esta personagem não aceita muita coisa, tem força!”, garantiu.


Para terminar, Mariana Monteiro não se coibiu de elogiar a nova produção: “Este projecto é muito latino, completamente diferente de tudo o que temos feito. Tem muita piada e está a ser muito bom; não tem nada a ver com o Deixa Que te Leve. Nem a novela, nem a personagem”, explicou.


Quiosque: TV 7 Dias

Júlia Pinheiro ausente da “Festa de Verão TVI”


Foi no passado sábado que decorreu mais uma festa de Verão da estação de Queluz de Baixo. Ao contrário do que aconteceu em outros anos e por já não existir o Sasha Summer Seshions, o evento teve lugar no Le Club, em Santa Eulália, e foi transmitido pelo canal.


Várias foram as estrelas TVI que por lá passaram, como Sofia Ribeiro, Núria Madruga, Sofia Arruda, Marco Delgado ou Nicolau Breyner. Todavia, houve também muitas ausências. Para além das veteranas Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano e Margarida Marinho, nenhuma das quatro “caras fortes” do entretenimento estiveram presentes.


Se Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira não estão de férias e talvez não tenham tido disponibilidade de rumar a território algarvio, tanto Fátima Lopes como Júlia Pinheiro estão, ao que parece, de férias por aquelas paragens. Porque não terão então marcado presença na Festa de Verão TVI? Fala-se de que a antiga cara do Vida Nova como ainda não foi oficialmente apresentada como estrela da estação preferiu resguardar-se. Já a ausência da directora de Formatação de Conteúdos foi, segundo a revista TV 7 Dias desta semana, muito comentada, até porque a grande maioria dos responsáveis da estação marcou presença. Sinais de cansaço? Ou algo por detrás desta ausência?


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 03/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!


Jornada estreia a 15 de Agosto




















Se a principal liga de futebol profissional regressa à antena da TVI a 14 de Agosto, o certo é que, no dia seguinte, haverá outra estreia no canal. É esta a data escolhida para o inicio do programa que a estação de Queluz de Baixo criou para acompanhar a Liga ZON Sagres, semanalmente.


Jornada é o nome escolhido e, tal como havíamos avançado anteriormente, é apresentado pela dupla Cláudia Lopes e Joaquim Sousa Martins. Uma novidade, mas que resultará, certamente em sucesso, ou não tivesse a TVI sido rainha, quando emitiu Bwin Liga, em tempos. À semelhança de outros tempos, também este programa irá para o ar pelas 00h15, sendo de esperar que a partir da sua estreia as noites de domingo do canal de André Cerqueira ganhem um novo fôlego, que será reforçado com o grande directo do reality-show que a estação prepara para Setembro.


Mundialito de Futebol de Praia é na TVI




À semelhança do que aconteceu no ano passado, a estação de Queluz de Baixo volta a transmitir a prova dedicada ao futebol de praia. Durante o próximo sábado e domingo, a partir das 14 horas, o canal emitirá vários jogos, sendo que as partidas de dia 6 serão transmitidas pelo TVI 24.


Em directo de Portimão, com relatos de Valdemar Duarte, João Querido Manha, Manuel Queiroz ou Nuno Madureira, Portugal, Brasil, Estados Unidos da América e Argentina lutarão pela vitória e consequente título mundial.

A não perder, na TVI.


CITAÇÃO DO DIA:


“Acho que deixou de haver aquela regra de ouro de que se devem começar por fazer programas à tarde, depois de manhã e finalmente à noite”


Teresa Guilherme





Curiosidade do dia:


Depois do sucesso de Telerural, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves ainda colhem frutos do carinho que conquistaram dos portugueses. Foi na passada sexta-feira que a dupla gravou um novo DVD de stand-up comedy, em pleno Teatro Helena Sá e costa, na cidade Invicta. Por revelar está um possível regresso do programa aos serões da RTP.




Quiosque: Correio TV, Nova Gente

Para lá das 24




Boa noite! Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 desta semana!


Estreou no passado domingo o novo talent-show da SIC. Depois de a voz e de os movimentos dos portugueses serem avaliados, é agora tempo de os corpos ganharem destaque.

Embora ainda seja cedo para grandes comentários, no compute geral gostei. Boa realização por parte da CBV, Vanessa Oliveira e Pedro Guedes a conseguirem entender-se e uma Fátima Lopes bastante segura no seu papel, bem como Susana Marques e Gonçalo Gaioso, que demonstraram constituir um júri credível e em sintonia.


Mas a alma do programa foram, como é normal neste tipo de formatos, os concorrentes. Mais uma vez ficou provado que em Portugal há, efectivamente, muitos talentos no mundo da moda, todavia, também os inevitáveis “cromos” se manifestaram. Embora em À Procura do Sonho – Face Modelo f the Year não tenham sido tão explorados, é claro que os houve.

Fiquei um pouco surpreendido por não terem recebido muito destaque, mas compreende-se, ainda para mais tendo em conta que, antes de o programa ter estreado a própria estilista e mentora do concurso ter referido que não seriam um júri brusco, apenas sincero e muito directo. E foi, efectivamente, isso que pudemos ver durante a emissão.


Assumindo o papel de presidente do grupo de jurados, Fátima Lopes esteve bem. Embora no inicio me tenha parecido um pouco “nervosa” com as novas funções, com o decorrer do programa percebeu-se a sua enorme competência e mestria. Susana Marques também foi uma agradável surpresa, sobretudo por ter sido muito directa e dizer o que muitos têm vergonha, mas de uma forma suave e sem polémicas por traz. Quando a Gonçalo Gaioso, não há muito que dizer. Cumpriu com a sua missão e conseguiu demonstrar os seus conhecimentos a nível de fotografia e do que um modelo necessita para vingar num mundo tão competitivo como a moda.


A dupla de apresentadora surpreendeu-me. Ao mano Guedes coube o papel de “brincalhão” de serviço e, percebeu-se que estava bastante descontraído e à vontade, embora se tenha notado alguma inexperiência. Já Vanessa Oliveira, para além de muito bonita, sobretudo nos dia de castings do Porto, esteve, como não podia deixar de ser, muito bem. Desde o à vontade com que falou com os concorrentes aos conselhos que lhes deu antes de estes entrarem na sala, tudo ficou muito bom, mesmo. É claro que há arestas a limar, como uma ainda maior naturalidade, mas, com o decorrer do tempo, tudo chegará. O entrosamento dos dois jovens foi interessante, até porque mostraram bastante cumplicidade.


Resta aguardar pela próxima semana, mas para já, tudo foi uma conquista para os lados de Carnaxide que conseguiu que Face Model of The Year vencesse Meu Amor e ficasse próxima de Mar de Paixão. Sinal de que os portugueses gostaram? Ou de que as telenovelas começam a cansar? O certo é que, como disse Fátima Lopes, “a moda está na moda”!

2 de agosto de 2010

Frente a Frente

Muito boa noite. O Frente a Frente desta semana ocorre entre dois jornalistas da RTP1. José Alberto Carvalho e José Rodrigues dos Santos estão em duelo nesta segunda-feira.




Desde sempre que me lembro de acompanhar o trabalho de José Alberto Carvalho. Ainda nos meus tempos de criança já dizia aos meus pais: “um dia gostava de ser como aquele ali da televisão”. Eram os primeiros anos de uma televisão privada em Portugal e este era o principal pivô da estação, logo via-o com muita frequência.


Todavia, os tempos foram mudando e, hoje, José Alberto Carvalho é uma das caras mais fortes da informação RTP, onde assume ainda responsabilidades na direcção. Sempre fui fã do seu estilo e é suspeito estar a falar sobre ele.

Para mim este jornalista é, efectivamente, uma referência. Tem uma voz inconfundível, a melhor da sua geração, arriscaria a dizer, uma imagem forte e é sinal de êxito. Basta ter em mente que, na actualidade, ele é um dos principais rostos do Telejornal e, quase sempre que o conduz, vence a concorrência.


Felizmente, já tive a oportunidade de me cruzar com este profissional. Estudo na escola onde lecciona e, embora nunca tenha tido uma aula com ele, já trocámos algumas impressões, ainda que muito poucas. Como pessoa, pareceu-me extremamente simpático e muito disponível.


Um dado curioso é o facto de ser baixo, algo que, no ecrã não transparece, até porque está normalmente sentado. Mas é claro que tudo isto é acessório, basta pensar que ele é um exemplo da velha máxima: “Os homens não se medem aos palmos”.

Para além de muito apreciar o trabalho que faz no principal bloco noticioso da RTP, considero igualmente fantástico a ideia que está por detrás de 30 Minutos, espaço que conduz por diversas vezes. Este é apenas um dos exemplos de entre tantos outros que poderia aqui exemplificar. Acredito que, muitos deles tenham surgido a partir da cabeça de José Alberto Carvalho, ou não fosse ele o director de informação da estação pública.


No meu entender, o cargo é mais do que merecido e, por tudo aquilo que o jornalista faz, desde a apresentação do Telejornal, à profissão de docente do ensino superior, passando pelo lado mais pessoal, sem sombra de dúvidas de que é “um grande homem”. Não é qualquer um que o consegue fazer com tanta mestria e regularidade.


É único em televisão e, evidentemente, que muitos jovens jornalistas ou futuros profissionais ambicionam, um dia, conseguir um pouco do êxito que José Alberto Carvalho tem e sempre terá. Mas, como ele, não há ninguém!






Assumo aqui que a minha estação preferida para me informar é a SIC.
E esta minha escolha não surgiu pelo entretenimento ou por algum favoritismo ao canal. Prefiro os noticiários da estação de Carnaxide pelos jornalistas, pelas boas rubricas que são elaboradas, pelo cenário, pela estrutura da condução do Primeiro Jornal e Jornal da Noite.
No entanto, e apesar disto, sei reconhecer totalmente que há caras, ou melhor, jornalistas, que têm realizado um trabalho exemplar ao longo dos anos.
José Rodrigues dos Santos é um exemplo desses profissionais. Ninguém fica indiferente ao seu piscar de olho no final do Telejornal, que tem como objectivo criar uma certa afinidade com os telespectadores, ou a sua seriedade própria de pivô de um noticiário. Única e excepcional, é assim que a defino.

Ocupando um lugar importante na informação da RTP1, José Rodrigues dos Santos já não precisa de dar provas a ninguém. Apesar de, em grandes entrevistas, nem sempre ser ele o escolhido para as conduzir, tal facto não o descredibiliza. Pelo menos, e ao contrário de José Alberto Carvalho, não fez má figura aquando da entrevista a José Sócrates, no momento em que o primeiro-ministro definiu o Jornal Nacional de 6ª Feira como um "telejornal travestido".
Não condeno José Alberto Carvalho, pois não é este o meu objectivo no Frente a Frente, mas tenho noção que o facto de não ter interrompido o líder socialista neste ataque ao noticiário da TVI não foi uma boa decisão. Daí considerar que, nessa entrevista, talvez José Rodrigues dos Santos tivesse feito uma melhor figura.


Com um papel também importante na escrita, o jornalista da RTP1 tem construído um autêntico portefólio de livros. Destaque principal para Fúria Divina, O Sétimo Selo e a Vida Num Sopro que venderam milhares e milhares de exemplares. A sua ligação com o mundo literário, acabou por oferecer-lhe um programa com ele relacionado: Conversas de Escritores.
Inteligente, culto e sempre em busca do conhecimento, José Rodrigues dos Santos é uma autêntico camaleão. Este jornalista sabe incorporar diferentes posturas: metódico, bem-disposto e com sentido de humor. E são estas três características que muitos telespectadores da estação pública têm em conta quando preferem o Telejornal para se informar a partir das 20:00.



De destacar ainda a sua participação em 30 Minutos, que muito me desperta a atenção. Apesar de nem sempre conseguir acompanhar este programa que, por se encontrar de férias, não tem sido emitido, aprecio bastante a condução do mesmo por José Rodrigues dos Santos. Não que José Alberto Carvalho não faça um excelente trabalho, mas é diferente. E é precisamente essa diferença que me faz querer que este jornalista é, não só, um dos melhores da estação pública, um dos melhores do país, como, quiçá, um dos melhores do mundo.

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Lurdes Baeta e Susana Bento Ramos:

Lurdes Baeta, por Tiago Henriques - 54%
Susana Bento Ramos, por Diogo Santos - 46%



Exclusivo Televisão-Opinião/TV Universo: ''Doctor White'' em breve na TVI


A TVI vai voltar a apostar em mais uma edição portuguesa do Extreme Makover. É já em Agosto que vão começar a decorrer os castings para o novo programa, Doctor White. Este programa vai ser assim uma sequela do antigo Doutor Preciso de Ajuda mas, desta vez, mais centrado na modificação dentária, contando com uma parceria com a clínica do dentista Miguel Stanley.

Resta saber se a apresentação irá continuar nas mãos de Raquel Matos Cruz ou se será mesmo este o palco da estreia de Fátima Lopes na estação de Queluz. Perguntas que só terão resposta lá para Setembro...

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha o Frente a Frente da semana.


E uma pausa, não?

João Manzarra está há um ano ininterruptamente no ar. Sem pausas, sem descanso, em projectos de grande visibilidade mediática, que lhe conferem uma permanente exposição na antena, mas também na imprensa especializada em assuntos televisivos e de coração.

Há um ano, Manzarra apresentava o TGV com Carolina Patrocínio. Em Setembro, iniciou a bem-sucedida aventura do Ídolos com Cláudia Vieira. Mal o programa terminou, arrancou a solo com o Achas Que Sabes Dançar. O concurso acabou há uma semana e ele já anda, de novo com Cláudia Vieira, a percorrer o País em audições para mais uma temporada do Ídolos, que chega à SIC em Setembro. Ou seja, Manzarra, que já aqui considerei ser a maior revelação dos últimos anos, estará no ar pelo menos até aos primeiros meses do próximo ano.


Ora, isto é um erro. E, além disso, é péssimo para a estação, que parece não ter mais ninguém disponível (e não tem mesmo!) para um target jovem e urbano, e para o próprio apresentador, que tenderá, naturalmente, a repetir expressões, caretas, muletas, piadas e a cair numa monotonia que lhe cansará a imagem aos olhos dos espectadores.


Entendo que, face ao sucesso de Ídolos, a SIC queira ter tentado colar o Achas Que Sabes Dançar, aproveitando a embalagem do apresentador e a similitude de formatos. Entendo que, face ao sucesso de Ídolos, a SIC e a Fremantle queiram repetir a dose agora na rentrée.


As comparações serão inevitáveis: o efeito novidade perdeu-se e, dificilmente, o impacto desta versão, ainda que grande, será o mesmo do que a de há um ano. A ver vamos!

RTP2 comemora 75 anos de rádio

O segundo canal vai iniciar esta segunda-feira, uma pequena maratona televisiva dedicada à rádio. Até ao dia 6 de Agosto, os telespectadores poderão acompanhar às 00:30, cinco filmes que não só contarão a história deste meio de comunicação, como do cinema. Neste sentido, esta noite, a RTP2 exibirá Os Dias da Rádio. Terça-feira é a vez de o filme A Menina da Rádio, realizado por Artur Duarte, ir para o ar. Dia 4, será transmitido Os Bastidores da Rádio. Volume Máximo é o filme que será exibido na quinta-feira. Por fim, e no último dia da semana, a RTP2 irá apostar em Bom Dia Vietname, filme protagonizado por Robin Williams.

Esta noite..


..não perca mais um Frente a Frente. O duelo da semana, aqui, no Televisão-Opinião!

"5 Para a Meia Noite" às 23h30!


Numa altura em que o programa da RTP2 volta a fazer óptimos resultados a nível audiométrico, eis que a direcção de programas decide reconhecer o trabalho de toda a equipa e faz uma mudança: esta semana, o 5 Para a Meia Noite irá para o ar, diariamente, pelas 23h30, tal como é anunciado na página oficial do Facebook do programa.


Embora possa ser apenas um teste, é de esperar que, se os resultados obtidos forem agradáveis, o programa fique, definitivamente neste horário.

Fala-se 02/08/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se desta segunda-feira!



Rita Pereira


A actriz já não esconde a sua paixão. Embora ainda não a tenha tornado oficial para a imprensa, o certo é que na rua, Rita Pereira já se passeia, de mão dada com Miguel Mouzinho.


Quem o garante é a revista Notícias TV, que, na passada terça-feira apanhou o casal em plena zona do Chiado a ver destinos de férias. Estará a primeira viagem a dois a caminho? Ou Rita Pereira andou apenas a informar-se sobre locais de Nova Iorque?


A referida publicação tentou ainda obter comentários por parte da Mel de Meu Amor, mas esta não quis falar.




Núria Madruga


É já no próximo dia 11 de Setembro que a actriz dará o nó com o companheiro, Vasco Silva. Apesar de só namorarem há cerca de um ano e meio, os dois pombinhos já se conhecem há algum tempo.


Por enquanto, ainda não é conhecido o local onde decorrerá a cerimónia, mas o certo é que será uma festa simples e tradicional. Garantidas estão as presenças de várias caras TVI, amigas intima da Camila de Meu Amor.


Com os preparativos a todo o vapor, Núria Madruga é uma noiva, claramente ansiosa.


Quiosque: Notícias TV, Maria

Teresa Guilherme desmente André Cerqueira


Parece que a “telenovela” que se criou em torno do novo reality-show que a TVI está a preparar para Setembro ainda não tem fim à vista. Depois de a eterna “senhora televisão” ter voltado a estar entre os possíveis candidatos ao lugar de apresentador, eis que a própria dá uma entrevista à revista Nova Gente, em que desmente tudo isso. Quem estará agora a fazer bluff?


O tema vem à baila quando Teresa Guilherme é questionada sobre o seu regresso ao pequeno ecrã: “Não vejo o meu regresso à televisão para breve. No momento em que não sou eu a apresentar o Big Brother está tudo dito”, referiu, negando de seguida ter recebido um convite do director de programas, bem como de qualquer outra estação de televisão.


Ainda assim, a apresentadora foi directa no que a um possível regresso à televisão diz respeito: “Dependia do projecto. Não quero apresentar qualquer coisa. Percebo que a TVI tem a Júlia e agora a Fátima e qualquer uma das duas dá conta do recado. Em relação ao Big Brother era uma questão sentimental… nem é uma coisa muito minha, porque o caminho não se faz para trás… agora estou numa fase em que só faço o que me apetece”. Todavia, a um convite para apresentar a versão portuguesa de Secret Story, Teresa Guilherme “não era capaz de dizer que não”, dado que “diverti-me tanto que tinha que ir ajudar a que funcionasse”, explicou.


TVI à parte, a também produtora falou ainda sobre outros assuntos ligados à televisão. Um desses assuntos foi o alegado arrependimento que revelou em tempos por ter aceite a condução de O Momento da Verdade: “As condições que me deram para apresentar o programa não eram as melhores. A onda do formato não é a minha, ou seja, tinha que fazer de conta que não está a acontecer nada, quando está… e os familiares ali presentes era uma coisa muito pesada. Mas fizeram-se muitas asneiras à volta do programa, não eu. Aquilo tornou-se um pesadelo que consegui resolver”, confidenciou, referindo ainda que o polémico formato “foi um milagre”, dado que fez “13 programas com oito concorrentes quando devia ter tido três por programa”.


Na referida entrevista, Teresa Guilherme falou ainda sobre as criticas que fez a Rita Ferro Rodrigues, nomeadamente a acusação de que a cara SIC deixa Francisco Menezes apresentar Companhia das Manhãs “a custo”: “Ligue o televisor e veja-o agora com a Vanessa. O Francisco até parece outro, mais desanuviado”, começou por dizer, acrescentando: “Acho que é uma característica do tipo de apresentação dela. Não tenho nada contra a Rita. Só acho que ela faz muito mal este programa da manhã. No da tarde ela não estava mal, por que é que a trocaram? Nem todos conseguem fazer vários registos.”, disse.


Para terminar, um recado para Gabriela Sobral, que se mudou recentemente para Carnaxide: “A Gabi vai responder perante o Luís Marques, coitada, porque não quer trabalhar sobre as ordens do Nuno. Vai estar ao mesmo nível dele. Então é uma directora de produção e outro de Programas… Ainda há alguma coisa aqui que vai acontecer”, concluiu.

Quiosque: Nova Gente

Parabéns, Helena Costa!



O seu percurso televisivo ainda é curto, embora tenha participado em várias produções. Todavia, a sua grande marca é e será sempre, pelo menos até conseguir um trabalho que cause tanto impacto junto do público, a Mónica de Morangos com Açúcar – Geração Rebelde.


Actualmente está a gravar uma série para a RTP e o seu regresso a uma telenovela poderá estar para breve.


Enquanto isso não acontece, Helena Costa terá hoje um dia de festa, como comemoração do seu vigésimo oitavo aniversário. À talentosa actriz, toda a equipa Televisão – Opinião deseja as maiores felicidades.





Parabéns, Helena Costa!

Parabéns, Carlos Alberto Moniz!


É uma das referências no panorama musical português. Para além de compositor, ele também canta. Mas não é só por cantar que é reconhecido. Para além de ser pai da talentosa Lúcia Moniz, ele apresenta, na actualidade, ao lado de Diamantina Rodrigues, o Portugal Sem Fronteiras.


E hoje, porque é um dia especial, aqui estamos nós para lhe desejar mais e mais sucesso para o futuro. Porque não é todos os dias que se comemoram 62 anos!



Parabéns, Carlos Alberto Moniz!

Revista de Imprensa - 02/08/2010

Muito bom dia. Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta segunda-feira.

Clara de Sousa confessa-se

A jornalista da estação de Carnaxide, que renovou há pouco tempo o contrato que a ligava ao terceiro canal, deu este domingo uma entrevista ao Correio da Manhã. Tendo trabalhado na TVI, RTP1 e posteriormente na SIC, Clara de Sousa foi questionada sobre o seu percurso profissional. A resposta foi clara: "Um percurso normal de evolução profissional. Fui para a TVI no início e depois a RTP. Mas, na verdade, sonhava com a SIC Notícias, era assim tipo CNN, 24 Horas por dia, que alguns diziam que não ia pegar. Já lá vão mais de 10 anos e é caso único em Portugal. Ensinou-me muito".
Sobre pressões, a jornalista foi sincera: "Senti pressão, quando na RT
P um político disse que só lá ia se eu não fizesse determinada pergunta. Fiquei extremamente revoltada, e foi a contragosto que acedi. Estava há pouco tempo na RTP". Veiga Simão, um antigo ministro, foi o político que rejeitou responder a essa questão.

Em relação às melhores pivôs e jornalistas dos ecrãs televisivos portugueses, Clara de Sousa elegeu Judite Sous
a: "Gosto, por exemplo, da Carla Jorge Carvalho e da própria Marta Atalaya. Mas, se tivesse de escolher apenas uma, seria sempre a Judite Sousa".

Por fim, e no toca à imagem que a jornalista da S
IC tinha do Jornal Nacional de 6ª Feira, a pivô do Jornal da Noite foi clara: "Era a cara e o estilo da Manuela (Moura Guedes). Quem gosta gosta. Quem não gosta, não gosta. Eu nunca faria da mesma maneira porque só diferente dela. Mas, apesar de não conhecer todo o processo muito bem, acho que ela deu muito á estação".

Falta pouco para a compra da TVI

Foi a 6 de Abril de 2010 que se iniciaram as negociações com Miguel Pais do Amaral para a aquisição de 30% da Media Capital. Após sucessivos adiamentos, o Correio da Manhã deste domingo informa que a concretização deste negócio poderá estar para breve.
Segundo Pais do Amaral, "não há problema se o negócio for feito em Agosto ou Setembro", uma vez que continua a existir "o interesse das duas partes".
As razões do atraso deste negócio estão relacionadas com um "conjunto de coisas que têm de ser cumpridas, mas que ainda não foi possível fechar", tal como afirmou o empresário ao referido jornal.

A conclusão deste ciclo deverá por isso ocorrer em meados de Setembro.

Citação do dia

As novelas da SIC apelam mais à fantasia.

Aguinaldo Silva
Curiosidade do dia
O convidado desta segunda-feira de 5 Para a Meia Noite, será Miguel Guilherme, o António de Conta-me Como Foi. Filomena Cautela vai assim estar à conversa com um dos actores mais multifacetados dos últimos tempos.

Quiosque: Diário de Notícias, Correio da Manhã, Notícias TV