16 de setembro de 2009

A reenté também passa pelo Televisão-Opinião

As férias acabaram, e nós - eu (Diogo), o Jorge e o Tiago - voltamos à escola e universidade. O tempo não vai ser muito, mas a postagem do blog vai manter-se activa. Como os horários não são muito favoráveis decidimos programar as rubricas para a manhã e tarde antes de chegarmos a casa. As audiências serão publicadas sempre que possível. Aqui ficam as novidades e os horários a que as rubricas serão publicadas:


Revista de Imprensa - Segunda a Sexta às 10:00



Frente a Frente - Às segundas pelas 21:00


SÓ Séries - Às terças



Momentos - Às quartas pelas 15:00



Fecho - Todos os dias entre as 20:00 e as 21:00



Quinta - A Melhor Dupla (rubrica incluída no Fecho)



Para lá das 24 - Às sextas (rubrica incluída no Fecho)


O Protagonista - Aos domingos pelas 21:00


A par destas rubricas, existem outras que continuam.

São elas:


Audimetria - Todos os Dias

Minuto Mais Visto - Sexta/Sábado (conforme a possibilidade)
O Melhor & Pior da Semana - Segunda à tarde


Nota: Todas as rubricas serão publicadas sempre que possível. Com o horário que por o menos eu (Diogo) tenho, torna-se difícil estar tão presente no blog. Apesar disso garanto que sempre que tenha um furo na parte da manhã/tarde (partes do dia em que tenho aulas), tentarei sempre por os post em dia (caso haja algo em atraso claro).

Outras audiências

19:00 - 20:00

Telejornal - 8,4% de rat e 36,3% de share
Morangos com Açúcar - 8% de rat e 28,4% de share
Nós por Cá - 4,4% de rat e 15,4% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 7,3% de rat e 28,4% de share

21:00 - 24:00

Salve-se quem Puder - 9,8% de rat e 24,8% de share
Jogo Duplo - 8,6% de rat e 21,7% de share
Flor do Mar - 8,5% de rat e 35,8% de share
Telejornal - 8% de rat e 18,2% de share
Caminho das Índias - 6,6% de rat e 26,7% de share
Resumo da Liga dos Campeões (RTP1) - 4,3% de rat e 17,4% de share

Audiências da RTP2:

O Mentalista - 3,3% de rat e 10,5% de share
Jornal 2 - 2,7% de rat e 6,7% de share
5 Para a Meia-Noite - 1,2% de rat e 9,7% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria - 15/09/2009


Ontem os Gato Fedorento conseguiram uma audiência formidável. Um caso raro em Portugal: um programa humorístico ser mais visto que um jogo de futebol, nomeadamente da Liga dos Campeões e onde uma equipa portuguesa participa.
20,3% de rat e 46,5% de share foi o resultado dos Gato Fedorento Esmiuça os Sufrágios. O jogo da RTP1 obteve 17,1% de rat e 44,9% de share.

Apesar desta audiência, a SIC ficou em 3º lugar com 23,7% de share, a 0,7% da TVI. A RTP1 conseguiu 29%. No meu ver a estação de Carnaxide está a ir bem, tendo em conta os resultados de há uma semana atrás em que não saía dos 21% de share se tanto.

Em terceiro lugar do top5 ficou a novela Deixa que te Leve com 11,2% de rat e 26,2% de share. Um resultado baixo tendo em conta a concorrência. Sentimentos não conseguiu mais, tendo obtido 10,6% de rat e 30,9% de share.

O noticiário mais visto foi o da SIC, Jornal da Noite, com 10,2% de rat e 26,3% de share.

Notícias - Fátima perto de Júlia


Como o blog já divulgou, o programa "Vida Nova" foi vencido por "As Tardes da Júlia". Chega-nos hoje a informação de que no simultâneo entre estes talk-shows a vitória continuou a pertencer à TVI, mas por pouco!
Segundo o 24 horas de hoje, o programa de Júlia Pinheiro iniciou-se pelas 14:10 e o de Fátima Lopes uma hora depois. Assim, entre as 15:10 e as 16:45 (hora a que "As Tardes da Júlia" terminou) os resultados foram os seguintes: "As Tardes da Júlia" 27,16% e "Vida Nova" 26,66%.
Assim concluí-se que a vitória para a TVI não foi fácil, uma vez que a distância foi mínima.
A partir do momento em que as "Tardes da Júlia" terminou, o programa de Fátima Lopes passou para a liderança total, uma vez que "Quem Quer Ganha" não obtém bons resultados.

Fonte: 24 horas
Nota: A notícia foi trabalhada, resumida e posteriormente publicada no Televisão-Opinião.

15 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O espaço "Apostas" volta novamente ao blog. Hoje o canal que concorre para o melhor do Verão é a RTP2.


A RTP2 surpreendeu-me neste Verão. Sou directo e sincero, digo isto muito devido ao "5 para a Meia-Noite", programa que me acompanhou nas madrugadas que fazia. Os convidados, as rubricas, os momentos, a diversão, foram elementos chave para o sucesso deste talk-show. Foi certeira esta aposta da RTP2, e talvez por isso ela já tenha estado presente neste espaço.
Mas a par de "5 para a Meia-Noite", há outros aspectos a destacar.
As séries transmitidas: desde Sobrenatural a Serviço de Urgência, passando ainda por Mad Men e a repetição de Anatomia de Grey à tarde. A RTP2 apostou no Verão. Notou-se à distância, e por isso algumas vezes entre as 22:00 e as 24:00 ficava à frente da RTP1.
E por falar nas audiências, também foi possível verificar os notáveis 8, 9 e quase 10% de share que muitas vezes alcançou. Os Mundiais de Atletismo de Berlim, muito contribuíram para resultados tão altos, mas mesmo assim é preciso não ter só isso em conta. Foi um conjunto de programas, desde os desenhos animados, aos documentários e séries que já falei. Programas alternativos é verdade, mas que conseguiram vingar. Parabéns à 2!

SÓ Séries


Hoje analiso as estreias do canal americano CW.


Melrose Place (o remake) e The Vampire Dairies estrearam na passada terça e quinta-feira, respectivamente.

Resultados:
Melrose Place fez 1,3/4 (rating/share) atraindo 2,27 milhões de espectadores (em dia de estreia).
The Vampire Dairies fez 2,1/6 (rating/share) atraindo 4,8 milhões de espectadores (em dia de estreia).

Melrose Place 2009 é o remake da famosa série sensação da década de 80 com o mesmo nome. Uma espécie de 90210 mais transgressor e mais adulto, a meu ver. Muito pouco posso dizer pois o piloto deixou tudo muito no ar relativamente às personagens e aos seus conflitos. Um mundo de amizade que em certas situações se pode tornar falsa.

The Vampire Dairies é um típico drama adolescente onde o vampiro bom (protagonista) não se alimenta de humanos e acaba por se apaixonar por uma rapariga do liceu. E depois temos um irmão que é mau e que lhe faz a vida negra. Todo o percurso do vampiro bom é escrito em pequenos diários sobre os quais, em vários momentos, ouvimos pequenas passagens.

Melrose Place foi uma série que desiludiu muitos por talvez não se enquadrar nos padrões da série antiga e por ter um enredo algo complexo no piloto porque somos assolados com inúmeras personagens e temos de separar as águas para perceber a história de cada um. Contudo, gostei e surpreendeu-me.

Para quem é fã de Crepúsculo e True Blood desilude-se com The Vampire Dairies porque esta última segue muito os padrões clássicos de vampiros: não entra em casa sem ser convidado, de dia transformar-se em cinza e por aí. Como não sou espectador assíduo de nenhum dos dois, digo que gostei bastante de The Vampire Dairies. É diferente e, desde logo, gosto de dramas adolescentes.

Irei acompanhar as duas, claramente. E só daqui a algum tempo poderei fazer uma análise completa das duas séries que prometem ser um renascer da CW.

Novidades da semana
FOX
Hoje, a partir das 22h25, InFANity + estreia de Fringe.

FOX Life
Hoje, às 21h25, estreia da segunda temporada de Eli Stone.
Hoje, às 22h15, estreia da série Cupid.
Quinta, 17 de Setembro, às 22h25, estreia a sexta temporada de L Word.

Audimetria 14/09/2009

O dia de ontem trouxe de volta à primeira posição a TVI, com 27.2% de share. Com 24% de share a RTP1 alcançou o segundo lugar, e em terceiro surge a SIC, com 23.1% de share. A RTP2 ficou-se pelos 7% de share.

O programa mais visto do dia foi Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios, que alcançou 14.3% de rating e 35.8% de share.

De seguida, surge a telenovela Deixa que te Leve, com 12.9% de rating e 32.7%.

O terceiro lugar pertence ao Telejornal, da RTP1, que obteve 11.5% de rating e 34.2% de share.

A quarta posição do top coube à telenovela Sentimentos que ontem se fixou pelos 11.5% de rating e 34.1% de share.

A fechar o top, surge o programa Salve-se Quem Puder, com 10.4% de rating e 26.8% de share.

No segundo canal da RTP, o programa mais visto foi a série Serviço de Urgência, com 2.8% de rating e 9% de share.

Outras audiências:

19:00 - 20:00

O Preço Certo - 8,5% de rat e 34,1% de share
Morangos com Açúcar - 8% de rat e 31,2% de share
Nós por Cá - 4,1% de rat e 15,9% de share

20:00 - 21:00

Jornal Nacional - 9,8% de rat e 28,2% de share
Jornal da Noite - 9,5% de rat e 26,7% de share

21:00 - 24:00

Notas Soltas - 10,1% de rat e 26,6% de share
Flor do Mar - 9% de rat e 37,7% de share
Jogo Duplo - 8,3% de rat e 20,7% de share
Caminho das Índias - 5,8% de rat e 23,8% de share
Prós e Contras - 4,1% de rat e 15,8% de share

Notícia - Anunciado Sucessor de José Eduardo Moniz

40 Dias depois do adeus de José Eduardo Moniz, foi anunciada a nova estrutura directiva do canal de Queluz de baixo.

O antigo director interino Luís Cunha Velho foi nomeado pela administração da TVI, como director da nova direcção de coordenação de programas, antena e meios de produção da estação.

Luís Cunha Velho pode ser um desconhecido para o público da TVI mas não o é para os que trabalham no canal. É tido como "um pilar" da estação, onde trabalha desde 1992. Cabia-lhe decidir mudanças na antena, por exemplo.

A nova área terá três direcções, que serão assumidas por Júlia Pinheiro (directora de formatação de conteúdos), Gabriela Sobral (directora adjunta de produção nacional) e Margarida Victória Pereira (directora adjunta da programação internacional). A esta área refere ainda Paulo Soares, responsável pela direcção de audimetria e Research.

Hoje, a apresentação da nova série de "Morangos com Açúcar" inaugurará outro estilo, uma vez que a nova equipa assumiu ontem funções.



Fontes: Jornal de Noticias e Correio da Manhã

14 de setembro de 2009

Fecho



Por hoje fechamos com os resultado das "Apostas". O programa do Verão para os leitores do blog é:


Salve-se quem Puder - 53%



5 para a Meia-Noite - 38%




Cenas do Casamento - 8%




Dá-me Música - 2%



Pai à Força - 2%


De referir que foram contabilizados 89 votos. Agradeço a participação de todos.
Quanto à minha opinião sobre os resultados, a única coisa a apontar é no meu ver os baixos resultados dos programas da RTP1. Se fosse eu, teria distribuído melhor os votos.
Não percam as restantes "Apostas" sobre qual o canal que marcou este Verão!

O Melhor & Pior da semana (SIC)


O Melhor & Pior desta semana refere-se à SIC.
O debate de Manuela Ferreira Leite e Sócrates merece um sinal positivo. 14,1% de rat e 39% de share foi o resultado, que muito contribuiu para colocar a SIC no primeiro lugar.
O menos pertence a TGV. Apesar de haver jogo na RTP1, o resultado foi fraco, ainda por cima o programa de Carolina Patrocínio e João Manzarra foi uma final entre Lisboa e Oeiras. O porquê da baixa audiência? Jogos repetidos sem dúvida.

Audimetria 13/09/2009

A vencedora do dia de ontem foi a RTP, com 27% de share, seguida pela TVI que obteve 23.5% de share. Com menos 0.5% de share a SIC assumiu a 3ª posição. O cabo ontem fez 22.5% de share e a RTP2 fixou-se nos 4%.

O programa mais visto do dia foi o jogo a contar para a liga Sagres entre Sporting e Paços de Ferreira, com 14.8% de rating e 40.9% de share.
Em segundo lugar surge a telenovela Sentimentos com 10.9% de rating e28.9% de share.

O terceiro e quarto lugares pertencem a programas do canal do estado, As Escolhas de Marcelo de Sousa, com 8.9% de rating e 34.8% de share, e a Flash Interview com 8.9% de rating e 23.3% de share, respectivamente.

A fechar o top 5 surge o Primeiro Jornal, da SIC, com 8.1% de rating e 32.5% de share.

Na RTP2, o programa mais visto foi o Jornal 2, com 2.3% de rating e 6% de share.


Outras Audiências:


19:00 - 20:00

Telejornal – 7% de rat e 30,1% de share

Morangos com Açúcar – 5,5% de rat e 22,2% de share

Estamos Juntos – 3% de rat e 11,7% de share


20:00 - 21:00

Resumo Belenenses-Benfica – 7,8% de rat e 23,3% de share

TGV – 7,8% de rat e 20,5% de share

Nasci pra Cantar – 6,8% de rat e 29,9% de shre

Salve-se Quem Puder (repetição) – 5,6% de rat e 22,4% de share

Filme: Rasto Mortal – 5,3% de rat e 23,5% de share


Fonte dos dados: A Minha TV e Mediamonitor

13 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje volta com as "Apostas". Serão as últimas, e como tal teriam de referir-se a "Qual o melhor canal generalista deste Verão?". Começamos hoje com a RTP1.



A RTP1 não foi no meu ver a estação do Verão. A Aposta em repetições de séries não deu resultado, e os frutos dessa ideia ficaram à vista de todos. Eram raras as vezes que "Liberdade 21" e "A Minha Família" chegavam aos 15% de share, já para não falar também das baixas audiências de "Conta-me como Foi".
Apesar disso, a estação pública voltou a apostar em "Verão Total", reforçando o seu horário da manhã e da tarde, e lançou a terceira edição de "Jogo Duplo" no mês de Agosto. No Verão podemos ver ainda a "Volta a Portugal" e o regresso do futebol da primeira liga.
Conclusão, a RTP1 quis reduzir custos, e fê-lo bem, na medida em que durante Junho e Julho perdeu o segundo lugar para a SIC. Obviamente que estou a ser irónico, mas a estação publica abusou nas repetições, tendo até transmitido durante uma semana e em dois fins-de-semana, os melhores momentos de "Verão Total".
No meu ver a única coisa que é de louvar para além de "Jogo Duplo", é o programa de Catarina Furtado "Dá-me Música", que também foi exibido durante o Verão.
Parece que a estação pública se esqueceu que o público não é parvo e não gosta de ver repetições. Eu falo por mim. Quando vi que estava a dar no fim-de-semana a repetição de "Verão Total", pensei simplesmente: "Isto é o cúmulo!".


Audimetria - 12/09/2009


Com o debate mais esperado das legislativas a SIC ganhou o dia. O confronto entre Manuela Ferreira Leite e José Sócrates obteve 14,1% de rat e 39% de share. Apesar disso, não foi o mais visto de todos.
O noticiário com maior audiência foi o Jornal da Noite com 9,1% de rat e 31,1% de share. Seguiu-se o Telejornal com 8,2% de rat e 29,1% de share e por fim o Jornal Nacional com 8% de rat e 28,2% de share.
O top5 é ainda ocupado pelas novelas Deixa que te Leve, que conseguiu uma audiência média de 12%, e Flor do Mar, com 10,4%.
No horário das 19:00, a série Morangos Com Açúcar foi a vencedora com 7% de rat e 34% de share. Em segundo lugar ficou Pai à Força com 4,7% de rat e 23,4% de share, e em terceiro o filme da SIC Quase Famosos, que não passou dos 3,5% de rat e 19,6% de share.
Ainda de referir os seguintes resultados: Dá-me Música a ficar-se pelos 5,5% de rat e 15,3% de share, e Salve-se quem Puder a atingir os 8,2% de rat e 26,8% de share.

Revista de Imprensa


Bom dia. Apesar de estar atrasada, a Revista de Imprensa já está no blog! Fique a par das novidades televisivas desta semana.


CBV em crise



A conhecida produtora de Piet-Hein, não tem tido sorte nesta reentré. Depois de ser fundada, em Outubro de 2007, surgiram vários projectos: "Quem quer ser Milionário", "O Momento da Verdade", "À Procura de Sally", "A Minha Geração", "Atreve-te a Cantar", "Camilo, o Presidente", "Vip Manicure", "Apanha-me se Puderes", e ainda algumas galas, a CBV tem apenas dois pedidos em confirmação para a reentré.
"Neste momento, não estamos a produzir nada para as estações, mas estamos à espera de respostas para dois projectos que podem ir para a frente, estamos só à espera de confirmação", confessa Piet-Hein. Talvez por isso, os restantes sócios da CBV estejam a apostar no mercado angolano:" Estamos a preparar um projecto para Angola, mas ainda não posso dizer nada".
Na notícia, é-nos confirmado o sucesso de outras produtoras nesta reentré. Ao invés da CBV, a Fremantle tem a seu cargo "Ídolos", "Preço Certo", "Jogo Duplo" e "Quando o Telefone Toca", a Endemol "Uma Canção para Ti", "Dança Comigo" e ainda "Quem quer Ganha", e por fim a Valentim de Carvalho já assinou contrato para o novo programa de Sílvia Alberto.


Manuel Arouca volta a escrever para a SIC


Depois de "Podia Acabar o Mundo", o autor deverá escrever a próxima novela da estação de Carnaxide, a estrear em 2010. "Tenho algumas ideias, mas ainda têm de ser trabalhadas. Gostava que fosse uma grande história, que apaixonasse e inovasse", refere Manuel Arouca.
Confessa por outro lado que não irá ter expectativas muito altas para a novela. Depois das baixas audiências de "Podia Acabar o Mundo", o autor revelou à TV Guia desta semana o seguinte: "Acho que o único erro nesta novela foi ter criado expectativas muito elevadas e, por vezes, isso não é benéfico".

Mais aquisições para o elenco de "Orgulho"


Apesar de a sinopse da nova novela de Rui Vilhena ainda não ter sido entregue à TVI, vários actores já estão confirmados para nela participar. Depois de Fernanda Serrano, agora é a vez de Pedro Granger, Rogério Samora, Maria João Bastos, Dalila Carmo e Maria João Luís serem os escolhidos para participar no próximo projecto de ficção nacional da TVI.
"A Fernanda Serrano está certo que vai entrar, é o regresso dela no ecrã, mas não posso adiantar mais nada", revela Rui Vilhena à Notícias TV desta semana.
A referida revista averiguou que a actriz irá ter uma personagem exclusivamente pensada para si, sendo para além disso diferente de tudo aquilo que já fez até agora.
De referir ainda que as gravações de "Orgulho" devem começar no final de ano.



Pêpê Rapazote na música


O protagonista de "Pai à Força", prepara-se para se estrear na música: "Tenho um projecto na música, que é uma coisa que está a renascer das cinzas. Um disco com uma banda que já vem de há muitos anos. Em breve vamos começar a dar alguns concertos", confessa o actor que irá participar na próxima novela da SIC, "Eterno Amor".

Emídio Rangel à espera


Depois da saída de José Eduardo Moniz da TVI, Rangel está à espera que a administração da Prisa discuta com ele a hipótese de se tornar director de programas da estação.
"Ele já esteve em Queluz de Baixo reunido com os administradores", "continua a ser uma hipótese em cima da mesa", é o que a TV Guia desta semana revela mediante a afirmação de um amigo de Rangel.
Apesar disto, a polémica entre Manuela Moura Guedes e José Sócrates pode tê-lo prejudicado, uma vez que "o Emídio não quereria prejudicar-se e muito menos prejudicar o PS". Assim, as eleições de dia 27 de Setembro serão decisivas para se tomar uma decisão: "Os resultados das eleições podem alterar tudo. As peças do xadrez ainda não se começaram a movimentar no tabuleiro, mas a partir de dia 27 de Setembro, tudo é possível, de facto", admitiu fonte da estação de Queluz à TV Guia.



"Não é nenhuma faca no Zé Eduardo, não é. Ele deu-me os parabéns" - Júlio Magalhães a propósito da sua nomeação para director de informação da TVI.


Fonte: TV Guia; Notícias TV

Nota: Todas as notícias são resumidas e posteriormente publicadas na Revista de Imprensa.

12 de setembro de 2009

Fecho

Boa noite, o Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias:

Presente envenenado

Não era preciso Júlio Magalhães ter anunciado que se havia aconselhado com a família: toda a gente sabia, desde o início, que ele queria chegar a director de Informação da TVI. Já quando se falou na necessidade de chamar a Queluz os principais nomes da estação após o escândalo Moura Guedes, ele foi um dos poucos (se não o único) a admitir essa hipótese. E, se em Portugal essa assumida vontade de progredir na carreira é mal vista, é Portugal que está errado. Ainda bem que Júlio estava interessado, que está entusiasmado e que se sente preparado.
Se efectivamente estará preparado, é outra coisa. Porque Júlio Magalhães, tal como o descrevem os amigos à imprensa, é um homem de bom feitio, conciliador e incapaz de dizer não. Ora, esse parece ser exactamente o perfil oposto àquele de que a TVI precisa agora. Perante uma redacção aos tiros, a TVI provavelmente nem sequer precisava de um jornalista: precisava de um talhante. Quem conhece as redacções sabe-o bem: nomear alguém notoriamente capaz de cortar cabeças, às vezes, é a melhor forma de evitar ter de cortá-las. E Júlio, que é sobretudo um bom jornalista, vai precisar de esforçar-se muito por conseguir forjar essa imagem.
Entretanto, aliás, continua por esclarecer em definitivo o tipo de estrutura a implantar em Queluz. Dois directores com um director geral por cima? Dois directores e um deles mandando no outro? Ou dois directores apenas - e com iguais poderes? Talvez "Juca" devesse ter esperado para ver.

Outras Audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar – 7,6% de rat e 35,4% de share
O Preço Certo – 6,5% de rat e 29,8% de share
Como nunca os Viu - 2,6% de rat e 12% de share

20:00 - 21:00
Jornal da Noite – 7,8% de rat e 23,9% de share

21:00 - 01:00
Flor do Mar – 9,3% de rat e 39,4% de share
Jogo Duplo – 9,3% de rat e 26,8% de share
Camilo e Filho (repetição) – 8% de rat e 25,9% de shre
Caminho das Índias – 5,5% de rat e 23,9% de share
Telerural (repetição) - 4,2% de rat e 14,1% de share
Filme: O Especialista - 3,8% de rat e 17,8% de share
Filme: Vôo 93 – 3% de rat e 26% de share
Investigação Criminal – 2,6% de rat e 20,4% de share
5 para a Meia-Noite - 1,5% de rat e 10,1% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

Audimetria 11/09/2009


Com 27% de share, a TVI liderou ontem o campeonato das audiências. A RTP1 manteve o segundo lugar, com 25% de share e a SIC terminou o dia na terceira posição, com 20.5% de share. O segundo canal da televisão pública alcançou 8.2% de share.
Os dois programas mais vistos do dia, pertencem à TVI, Deixa que te Leve, com 11.8% de rating e 32.9% de share, e Sentimentos , com 11.4% de rating e 37.4% de share.
O Frente-a-Frente que opôs Paulo Portas a Francisco Louçã ficou no terceiro posto do top5, com 10.8% de rating e 30.3% de share.
O bloco informativo com maior audiência foi o Jornal Nacional, que alcançou a 4ª posição geral, com 10% de rating e 30.6% de share. Segue-se o Telejornal, na 5ª posição, que se ficou pelos 9.9% de rating e 32.3% de share.
O programa mais visto da SIC foi o Salve-se Quem Puder, que alcançou a posição 8, com 8.5% de rating e 24% de share.
Já na RTP2, o programa mais visto foi o Zig Zag, que surge na posição 34 com 2.2% de rating e 7.9% de share.
Fonte: Mediamonitor
Mais informações mais logo

11 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite, o Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias:


E você, já foi cantar à TV?

Continuamos a dizer a milhares de miúdos que podem fazer carreira na música - e depois dá no que dá.

Posto o avanço da SIC para a terceira edição de Ídolos, a questão já nem é a de saber se resiste ou não alguma criatividade na televisão nacional. Na verdade, Ídolos continua a ser um êxito em inúmeras estações um pouco por todo o mundo, incluindo em países com TV melhor do que a nossa. Só que, depois de tantos anos de Chuva de Estrelas (também na SIC) e de outros tantos de Operação Triunfo (RTP), para já não referir exemplos menores espalhados pelos anos e pelos diferentes canais, continuam a aparecer 600, 700, 800 candidatos a cada sessão de casting para concursos deste género. E esses números têm significado. Ainda há dias, ao longo de um daqueles dias de missão à day time TV, contei mais de 20 cantores brejeiros (ditos "pimba", de resto não sem alguma propriedade) só entre a RTP e a SIC, incluídas ambas as edições dos respectivos programas de Verão. Passaram por lá Quim Barreiros, Ana Malhoa e Micaela, que eu já conhecia - mas entretanto passaram por lá uma série de outros Tó Manéis e Anitas e Marianas e Chiquitas de que eu nunca sequer tinha ouvido falar. Inevitavelmente, perguntei-me: "Mas como é que nós conseguimos produzir tanto cantor?" A resposta, aparentemente, está aqui: continuamos a dizer a milhares e milhares de miúdos que podem fazer carreira na música - e depois dá no que dá. Entretanto, porém, e tendo Portugal apenas dez milhões de pessoas, ainda haverá alguém que não tenha ido cantar à televisão?

Outras audiências

19:00 - 20:00
Morangos com Açúcar – 8,9% de rat 39,2% de share
O Preço Certo – 7,4% de rat e 32,1% de share
Como nunca os Viu - 2,5% de rat e 10,9% de share

20:00 - 21:00


Jornal da Noite – 8,2% de rat e 23,3% de share

21:00 - 01:00

Flor do Mar - 8,8% de rat e 39,6% de share
Jogo Duplo - 8,2% de rat e 22,1% de share
Caminho das Índias – 5,7% de rat e 25,3% de share
Contra Informação - 4,6% de rat e 14,6% de share
Corredor do Poder - 3,4% de rat e 12,7% de share
Investigação Criminal – 2,6% de rat e 26,8% de share

5 para a Meia-Noite - 1,4% de rat e 14,1% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto da Semana volta a pertencer à TVI. O jogo da selecção nacional com a Dinamarca, conseguiu pelas 21 horas e 52 minutos do dia 5 de Setembro, prender ao ecrã mais de dois milhões e cem mil espectadores. 22,2% de rat e 64,4% de share, foi este o resultado.
A RTP1 ficou em segundo lugar neste campeonato com outro jogo de futebol. O Benfica - Vitória de Guimarães, obteve por volta das 20:45 do dia 31 de Agosto, 20,1% de rat e 53,6% de share.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria 10/09/2009


O dia de ontem foi ganho novamente pela TVI com 28.2% de share, seguindo-se lhe a RTP1 com 24.4%. Em terceiro lugar com um empate técnico ficaram a SIC e o Cabo, com 19.8% de share. Já a RTP2 alcançou 7.8% de share.

O top5 voltou a ser liderado pela telenovela Deixa Que Te Leve, que obteve 14% de rating e 36.1% de share. Em segundo lugar ficou o Frente-a-Frente que opôs os dois líderes dos partidos de direita, que obteve 12.4% de rating e 32.2% de share. O terceiro lugar do pódio vai para Sentimentos, que ontem alcançou 12% de rating e 37.1% de share.

O bloco informativo com maior audiência foi o Telejornal da RTP1, que alcançou a 4ª posição geral, com 11.4% de rating e 34.2% de share. Segue-se o Jornal Nacional, na 5ª posição, que se ficou pelos 9.9% de rating e 28.5% de share.

O programa mais visto da SIC foi o Salve-se Quem Puder, que alcançou a posição 8, com 8.5% de rating e 22% de share.

Já na RTP2, o programa mais visto foi a série Sobrenatural, que surge na posição 33 com 2.2% de rating e 7.2% de share.

Fonte: Mediamonitor
Mais informações mais logo

Notícia - Dança Comigo numa Pista de Gelo


O concurso que revelou o talento de inúmeros conhecidos para a dança está de volta ao serão da RTP1 em 2010.

Contudo o formato vai sofrer algumas alterações. Desta vez, as celebridades vão mostrar os seus dotes numa pista de gelo. Com o auxílio de profissionais (escolhidos através de um casting) e a supervisão de um professor de patinagem artística, os estilos de dança serão adaptados ao piso. Estas alterações resultarão em provas com maior proximidade à patinagem artística do que às danças de salão.

A apresentação estará a cargo de Catarina Furtado e o júri não deverá sofrer alterações. O formato continuará a ser produzido pela Endemol, e deverá continuar a ser transmitido ao sábado.



Fonte: Jornal de Notícias

Para lá das 24



Está a chegar um dos dias mais aguardados pelas televisões nacionais, em especial para SIC.
O dia 14 de Setembro poderá alterar o rumo da estação liderada por Francisco Pinto Balsemão. É já segunda-feira que a SIC trará a publico as suas apostas para os dias de semana.

A “guerra” começa logo a partir das 10 horas, com a estreia do recentemente anunciado “Companhia das Manhãs”.
Este era talvez o grande segredo da estação, a nova dupla que apresentará o programa é uma total surpresa guardada até aos últimos dias. Juntar um humorista com variadíssimas provas dadas a uma excelente apresentadora que dispensa apresentações conseguirá captar o tão difícil público matinal? Será que tal com odiz Rita Ferro Rodrigues na promoção do programa “esta dupla vai dar que falar”? Pelo menos o factor surpresa conseguiu causar um burburinho entre toda a gente.
Mas atenção, a concorrência não “fecha os olhos” e mantém-se na luta. A TVI responde com o final das férias de Manuel Luís Goucha, que regressa para junto de Cristina Ferreira.
Já a RTP traz de volta a Praça da Alegria com o talento mais que provado da dupla Sónia Araújo/Jorge Gabriel.

A “guerra” está prestes a começar, mas como tantas outras não se resume a apenas uma batalha. Só la mais para a frente saberemos os resultados. Como dizem no futebol, “prognósticos só no final do jogo”.